no , ,

Partido Liberal inova na política brasileira com lançamento de podcasts próprios

PL: comunicação política com lançamento de podcasts
PL: comunicação política com lançamento de podcasts

O Partido Liberal (PL) segue tendências internacionais e planeja lançar, ainda neste mês, podcasts próprios. A iniciativa, pioneira na política brasileira, já tem estrutura sendo montada na sede do partido em Brasília e na Câmara dos Deputados. O principal objetivo é criar, pelo menos, um programa fixo tendo à frente o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, com participações eventuais do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Fontes ligadas ao projeto, que preferiram não se identificar, expressaram opiniões divergentes sobre a necessidade de treinamento para os apresentadores. Enquanto sugerem que Valdemar Costa Neto mantenha seu estilo de comunicação natural, defendem que Bolsonaro seja preparado para evitar polêmicas desnecessárias.

Por que a aposta em podcasts?

Desde que deixou de realizar suas tradicionais lives, Bolsonaro perdeu o contato direto e diário com seus apoiadores. O podcast, defendem parlamentares, seria a forma ideal para o ex-presidente “ficar mais falante”, mas, ao mesmo tempo, num ambiente mais controlado. A produção gravada permitirá editar e orientar o conteúdo a ser abordado com mais segurança.

Além disso, espera-se que a ex-primeira-dama e presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, assim como o general Braga Netto, vice na campanha de 2022, também tenham seus próprios podcasts. Caberá às assessorias deles decidir sobre essa possibilidade.

Qual a estrutura desses podcasts?

O esforço para montar os estúdios de gravação na sede do partido e na Câmara está a todo vapor. A sala já conta com espuma de isolamento sonoro, faltando apenas organizar a decoração do cenário e alguns equipamentos técnicos. Segundo fontes do partido, na Câmara, a estrutura já está mais avançada.

“São podcasts independentes. No Congresso, deputados e senadores se revezam, a linguagem é outra. Os parlamentares podem bater mais no presidente Lula e no PT, principalmente os mais bolsonaristas. Já o da sede do PL terá um perfil mais institucional, focado nos personagens da cúpula do partido”, explica um interlocutor.

O que podemos esperar dessa nova fase do PL?

Até o momento, a assessoria de Bolsonaro ainda não se manifestou sobre a possibilidade de ele começar as gravações e qual formato defende. Mas é certo que a adesão do PL ao formato de podcasts representa uma tentativa de inovação na comunicação política, o qual costuma ser marcada por formatos mais tradicionais.

Ao lançar sua própria plataforma de discussão e comunicação, o PL busca estabelecer um canal direto com a população, sem a intermediação da mídia tradicional. Será interessante acompanhar a receptividade e o impacto que esses podcasts terão no público e na política como um todo.