no ,

OBRIGATÓRIA Prova de Vida do INSS! Confira as Mudanças

OBRIGATÓRIA Prova de Vida do INSS! Confira as Mudanças
OBRIGATÓRIA Prova de Vida do INSS! Confira as Mudanças

A prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já se trata de uma prática anual previamente obrigatória na agência. Contudo, para novos segurados, pode ser uma novidade, uma vez que a revisão cadastral estava suspensa desde 2020. Portanto, a prova de vida do INSS voltará a ser cobrada em 2023 com novos desdobramentos.

As povas de vida, como o nome sugere, são certificados anuais de que os aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS estão vivos e, portanto, podem continuar recebendo seus depósitos mensais. Assim, podendo evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Durante a fase mais crítica da pandemia de Covid-19, o INSS deixou de cobrar pelos testes. Todo o procedimento de verificação se faz presencialmente e o segurado passa por convocação à instituição de previdência social. Este ano, as operações estão completamente alteradas e a prova de vida será feita digitalmente.

Como vai funcionar a Prova de Vida do INSS em 2023?

O INSS publicou um novo regulamento introduzindo algumas alterações nas regras de comprovação de vida para aposentados, pensionistas e outros beneficiários. De acordo com o novo edital, o processo acontecerá de maneira automática por meio do cruzamento de informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de outras bases de dados de órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

Além disso, o voto eleitoral também servirá como prova de vida do INSS, sendo que o exame obrigatório foi suspenso até 31 de dezembro do ano passado. Os segurados que não fizerem o teste não terão seus benefícios suspensos. Apesar da suspensão, os canais tradicionais para realização de procedimentos continuam disponíveis.

Caso o segurado deseje, pode fazer a prova de vida do INSS voluntariamente na rede do banco ou por meio do aplicativo Meu INSS para iOS e Android. Por meio da plataforma, os testes são feitos com as câmeras dos celulares dos cidadãos por meio de reconhecimento facial.

Maneiras de consultar benefícios do INSS

Os beneficiários podem consultar sobre o recebimento através da Central de Atendimento do INSS pelo 135. Ao ligar, é preciso informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para evitar fraudes. O horário de atendimento é das 7h às 22h, de segunda a sábado. As ofertas também podem ser visualizadas pelo site Meu INSS, que reúne diversos serviços do INSS.

Uma vez logado, na tela principal, basta clicar na opção “Extrato de Pagamento” e acessar o extrato e todos os detalhes sobre o pagamento dos benefícios. Por fim, se desejar, o segurado pode consultar pelo aplicativo Meu INSS. Assim como no site, inicialmente, você precisará fazer login para acessar os serviços oferecidos na plataforma, bem como o seu histórico de pagamento de pensões.