Uma boa notícia sobre o valor do pagamento chegou para os mais de 5 milhões de beneficiários do Vale-Gás Nacional. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu aumentar o valor dos benefícios em fevereiro. Lançado em 2021, o programa oferece aos brasileiros beneficiários um desconto de 50% sobre o preço médio nacional do botijão de gás de 13kg.
Primeiramente, é importante lembrar que a PEC dos Benefícios, aprovada em julho de 2022, define 100% do valor do benefício com base no preço total do botijão. No entanto, a medida só poderia vigorar entre agosto de 2022 e dezembro de 2022. Desta forma, a partir de 2023, haveria retorno ao projeto inicial, onde se prevê 50% do valor do botijão.
Contudo, conforme aprovado pela Medida Provisória 1.155/2023, decidiu-se pela manutenção dos benefícios aumentados. Assim, o valor integral do botijão segue sendo contemplado pelo programa, voltando a ser pago em 13 de fevereiro deste ano.
Quem pode receber o Vale-Gás Nacional com valor atualizado?
O governo federal garante o atendimento Vale-Gás às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, desde que cadastradas no CadÚnico e em situação regular, com todos os dados atualizados. A prioridade se dá às mulheres vítimas de violência doméstica. Não há necessidade de nenhum cadastro específico no programa, pois a inclusão é automática, com base nos dados inseridos no CadÚnico.
As transferências do valor do Vale-Gás Nacional de fevereiro serão feitas entre os dias 13 e 28 com base no Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. O último pagamento havia acontecido em dezembro de 2022.
O dinheiro pode ser sacado em qualquer casa lotérica, agente Caixa Aqui ou terminal de autoatendimento. Você também tem a opção de usar o Caixa Tem para fazer compras em farmácias, supermercados e outros locais.
Aprovação da continuidade do benefício aumentado
As parcelas iniciais de 100% do valor do botijão no benefício Vale-Gás seriam válidas somente até dezembro. Por isso, muitos brasileiros que contam com o auxílio têm dúvidas sobre o mantimento de uma transferência integral.
Felizmente, quem já conta com a Vale-Gás em fevereiro pode comemorar a boa notícia. Isso porque uma medida provisória editada pelo presidente eleito, nos primeiros dias de gestão, confirmou o benefício para 2023. Portanto, o programa social além de continuar em vigor mesmo com a mudança do Auxílio Brasil para o Bolsa Família, prevê ainda que se mantenha o repasse de 100% do preço médio nacional do gás.