no ,

O que mudou na Prova de Vida do INSS em 2023? Confira para não perder o benefício

Prova de Vida do INSS em 2023
Prova de Vida do INSS em 2023

O ano já começou com mudanças na Prova de Vida do INSS em 2023, que estava suspensa desde a pandemia do coronavírus e agora passa a ser obrigatória novamente.

Em suma, a prova de vida é um requisito solicitado pela Previdência Social para os beneficiários, já que se trata de um procedimento que comprova que o cidadão ainda está vivo e, de fato, tem o direito de continuar a receber o benefício.

Portanto, é uma medida que visa evitar o desvio de recursos. Então, para este ano de 2023, novas mudanças foram implementadas. Confira abaixo quais são elas para não perder seu benefício!

Prova de Vida do INSS em 2023 – Quais foram as mudanças?

A partir de janeiro de 2023, a prova de vida do INSS, seja para aposentados ou pensionistas, vai acontecer de maneira virtual.

Desse modo, serão feitos os cruzamentos de dados do Tribunal Superior Eleitoral e de diversos outros órgãos públicos. Com isso, o objetivo é ampliar as formas de comprovação de vida.

Então, em casos onde não for possível fazer essa comprovação com cruzamento de informações, é o que o beneficiário será notificado a comparecer até uma agência do INSS.

Portanto, é uma excelente iniciativa, já que evita que idosos e pessoas com dificuldade de locomoção tenham que comparecer as agências, como acontecia antigamente.

INSS: Sim! Existem Situações Em Que É Possível Receber Duas Aposentadorias; Confira como!

Diversas formas de comprovação

Existem diversas formas de comprovação da Prova de Vida do INSS em 2023. Uma delas é o uso do comprovante de votação eleitoral. Isso significa que as cédulas entregues nas eleições de 2022 podem ser utilizadas pelos órgãos como garantia de que o beneficiário está vivo.

Além dessa forma, outros tipos de atendimentos podem ser utilizados como prova de vida e que excluem a necessidade do comparecimento presencial.

Sendo assim, acompanhe abaixo as possibilidades que foram inseridas para este ano e que podem ser utilizadas como Prova de Vida do INSS:

  • Vacinação;
  • Votação nas eleições;
  • Emissão ou renovação da Carteira de Motorista, Passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade ou alistamento militar;
  • Emissão ou renovação de outros documentos que precisem de presença física ou reconhecimento biométrico do aposentado ou pensionista;
  • Recebimento de pagamento de benefício através do reconhecimento biométrico;
  • Declaração do Imposto de Renda;
  • Acesso ao MEU INSS;
  • Realização de empréstimo consignado e atendimento presencial em agências do INSS;
  • Perícia médica, seja presencial ou por telemedicina;
  • Atendimento no sistema público de saúde ou em hospitais particulares.

Portanto, vários cruzamentos de informações passam a ser utilizados como Prova de Vida do INSS em 2023.