no ,

O presidente Lula e o PT devem enfrentar problemas a partir de 2023

O presidente Lula e o PT devem enfrentar problemas a partir de 2023
O presidente Lula e o PT devem enfrentar problemas a partir de 2023

Após uma disputa presidencial acirradíssima e repleta de momentos muito emocionantes para os dois candidatos principais, o candidato eleito Luis Inácio Lula da Silva foi vitorioso.

Novamente eleito presidente do país, o principal líder do partido dos trabalhadores assumirá o posto no próximo dia 01 de janeiro de 2023.

Contudo, se engana quem pensa que as dificuldades para o presidente se encerraram após o mesmo vencer as eleições.

É esperado que o governo Lula enfrente diversos desafios ao londo dos próximos 4 anos de mandato.

Continue lendo para saber um pouco mais sobre o assunto e sobre os prováveis problemas que o governo Lula irá enfrentar.

Possíveis problemas na economia no novo governo Lula causam preocupações

O governo de transição do presidente Lula começou tomando atitudes um pouco arrojadas, segundo alguns economistas.

Isso porque o novo governo se inicia aprovando uma PEC (Proposta de emenda Constitucional).

A PEC em questão prevê a possibilidade de gastos que furam o teto previsto, isto é, além do orçamento do país.

O grande problema, é que o governo Bolsonaro, que se encerra no dia 31/12/2022, deixo um grande “rombo” nos cofres públicos.

Diversas medidas do governo em questão, tanto no que tange ao enfrentamento da pandemia e benefícios sociais, fragilizaram muito as reservas econômicas do país.

Esse cenário, logo de cara, nos dá um claro panorama de incertezas fiscais para o governo Lula, sendo inclusive já considerada uma possível sucessão de aumentos na taxa de jusros.

Previsões desanimadoras para a inflação do próximo ano

Uma vez exposto o cenário de incertezas em relação à economia no governo Lula, não podemos deixar de esperar uma surpresa negativa no IPCA.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) pode vir a sofrer um impacto de até 35%, segundo algumas previsões de alguns economistas até o momento.

Este panorama, somado com alguns sinais de possíveis intervenções que a Câmara dos Deputados pode fazer, agrava ainda mais a situação.

Segundo economistas, esse quadro resultará no aumento dos juros, como já citado anteriormente, para tentar conter a disparada inflacionária.

Contudo, um alento esperado pelos opositores do atual governo, é de que embora seja triste, os efeitos negativos dos desajustes, não tardarão a aparecer, caso o governo não trabalhe direito.

É importante salientar que o presidente Lula possui uma alta desaprovação dentre a população, o que é mais um desafio pela frente.

Fique por dentro das notícias relevantes sobre o novo governo no nosso site!