no

O Jogo Virou: ministra de Bolsonaro celebra chegada de Lula

O Jogo Virou: ministra de Bolsonaro celebra chegada de Lula
Entenda saída de Flávia Arruda do PL e suposto apoio à Lula.

A ex-chefe da Secretaria-Geral do Governo pediu para deixar o PL (desfiliação partidária) um dia após a posse do PT. Parece que o jogo virou e ministra de Bolsonaro aparece abraçando Lula e celebra chegada do presidente.

Casada com o ex-governador do DF José Roberto Arruda, Flávia Arruda se elegeu deputada federal em 2018. No ano passado, concorreu ao Senado, mas perdeu para Damares Alves.

Flávia Arruda, ex-ministra do governo do presidente da República Jair Bolsonaro (PL), deixou o Partido Liberal nesta segunda-feira (2). A desfiliação partidária ocorre um dia depois de ser vista abraçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a cerimónia de inauguração (ver vídeo acima).

Quem é Flávia Arruda?

Flávia era casada com o ex-governador federal José Roberto Arruda e foi a candidata a deputada federal mais votada da capital nas eleições de 2018 com 121.340 votos. Acredita-se, assim, que boa parte do eleitorado de Flávia seja constituída por bolsonaristas.

Arruda participou dos projetos da Câmara relacionados à violência contra a mulher. À frente da secretaria do governo de Bolsonaro, ele era o responsável pela ligação política entre o Palácio do Planalto e o Congresso.

Nas eleições de 2022, Flávia Arruda tentou uma vaga no Senado, mas ficou em segundo lugar em uma disputa que também foi vencida pela ex-ministra de Bolsonaro Damares Alves.

Caminhada da ministra na política

Antes de se tornar deputada, Flávia ficou em segundo lugar, atrás de Jofran Frejat (PR-DF), no concurso municipal de 2014, vencido por Rodrigo Rollemberg.

Na época, ela substituiu o marido na passagem após ele ser considerado desleal por envolvimento na Operação Caixa de Pandora (também conhecida como Mensalão do DEM).

Além do mais, Flávia Arruda formou-se em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Brasília e em Direito pelo Centro Universitário Unieuro.

Nas palavras de Flávia, portanto, seu perfil se assemelha ao perfil de diálogo. No pronunciamento de Flávia:

Considerando os fatos das últimas eleições, o posicionamento do partido e meus ideais democráticos, sigo em um novo caminho com os sinceros votos de que a política continue sendo espaço de respeito, diálogo e busca de um Brasil melhor, disse.

Por fim, Arruda sublinhou ainda que se sente realizada no seu mandato e cargo. “Lidero um partido com a maior bancada do DF, lideranças fortes e motivadas.”