no

NOVIDADES sobre o DÉCIMO QUARTO salário do INSS

NOVIDADES sobre o DÉCIMO QUARTO salário do INSS
NOVIDADES sobre o DÉCIMO QUARTO salário do INSS

Compreender a possibilidade de pagamento do décimo quarto salário do INSS e entender o posicionamento do atual governo sobre a transferência em questão.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável pelo pagamento de diversos benefícios previdenciários. Ou seja, no que se refere às contribuições previdenciárias mensais dos trabalhadores brasileiros.

Portanto, esses benefícios incluem várias pensões, pensões, assistência, seguros e muito mais. Portanto, embora o INSS já forneça pagamentos há muitos e muitos anos, ainda existem algumas informações que causam incerteza aos segurados.

Para facilitar o entendimento, uma dessas informações incertas diz respeito ao pagamento do décimo quarto salário do INSS. Ou seja, os destinatários ainda não sabem ao certo se poderão contar com a transferência dada ou não.

Por isso, vale conferir todas as novas informações fornecidas pelo INSS, bem como entender a possibilidade de pagamento em 2023.

DÉCIMO QUARTO salário do INSS: confira!

Compreenda as informações sobre o 14º salário

Conforme já mencionado, o INSS é responsável por efetuar diversos pagamentos aos beneficiários do Instituto.

Esses pagamentos, portanto, levam em conta as contribuições dos indivíduos. Os trabalhadores contribuem para o desempenho das atividades laborais.

Assim, como é amplamente sabido, todo trabalhador formal brasileiro tem direito básico ao 13º salário. Como os benefícios do INSS são destinados aos trabalhadores, o órgão também realiza o respectivo repasse.

Nos anos 2020 e 2021, enfrentamos a pandemia.

Nesse sentido, como o resto do mundo, o Brasil enfrentava uma grande crise financeira.

O deputado federal Pompeo Matatos (DPT) logo apresentou a nova lei.

Para deixar mais claro, o texto do PL (nº 4.367/2020) menciona a possibilidade de pagamento do 14º salário aos beneficiários do INSS.

O PL foi concebido em 2020 e visava dar melhor suporte financeiro aos segurados, considerando a difícil situação que eles enfrentavam naquele momento.

Então a triste notícia é que não houve aprovação em 2020 e nem em 2021.

Veja como fica o benefício em 2023

Mais adiante, como foi dito, a transferência não ocorreu em 2020 e 2021. Os segurados da Instituição de Seguro Social (INSS) contavam, portanto, com a possibilidade de recebê-la até o final de 2022. No entanto, a transferência também não foi aprovada a tempo.

Com a chegada de 2023, a espera pela possibilidade de pagamento do 14º salário continua causando preocupação entre os segurados do Instituto.

Mas o grande problema é que você tem que esperar algumas etapas para que o pagamento seja processado.

Ou seja, essas etapas estão relacionadas à aprovação do PL. Atualmente, o projeto segue em andamento, sem nenhuma alteração.

Outro ponto importante é a mudança da liderança do governo. Agora o atual presidente é Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também pode mudar sua aprovação.

Até o momento, não há uma afirmação clara sobre o andamento do PL, ou seja, se haverá possibilidade de aprovação ainda este ano, ou se a possibilidade será adiada definitivamente. No entanto, os segurados ainda estão esperançosos de que um pagamento possa ocorrer.

No final das contas, é preciso esperar um novo parecer do governo, só assim para se certificar das possibilidades.