no

Novidade do FGTS agita beneficiários; saiba mais

Entenda a novidade do FGTS que agitou os brasileiros nos últimos dias que possibilita o financiamento de imóveis.

A princípio, é importante destacar que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo desenvolvido com a finalidade de dar mais segurança ao colaborador em situação de demissão sem justa causa.

Por isso, o empregador deve iniciar uma conta de acordo com o vínculo de trabalho na Caixa Econômica Federal. Além de efetuar o deposito de 8% do salário bruto dos trabalhadores mensalmente.

Atualmente, existe uma novidade do FGTS para as pessoas, sendo a possibilidade de conseguir crédito futuro, para os funcionários usarem o dinheiro da conta para dar de entrada em sua futura casa própria.

Novidade do FGTS que permite financiar imóveis

Portanto, para quem tem a intenção de adquirir a sua residência própria, você pode ser beneficiado com a novidade do FGTS de disponibilizar capital futuro.

Desse modo, a partir deste ano, os colaboradores poderão usar os depósitos futuros do FGTS para efetuar a compra de imóveis diretamente do programa Casa Verde e Amarela.

Sendo assim, a finalidade do programa é fazer com que o FGTS consignado, também denominado de Futuro, seja usado como forma de financiamento imobiliário a partir de abril deste ano.

Por isso, a novidade do FGTS deve ajudar os colaboradores com renda familiar de no máximo R$ 2,4 mil e será aceito financiar um imóvel.

Ademais, cabe a pessoa escolher ou não a opção, uma vez que ela não é obrigatória. De acordo com um levantamento feito, mais de 10,9 milhões de famílias se enquadram dentro do perfil para usar a novidade do FGTS Futuro.

Vale ressaltar que e esse valor final representa 15,8% do número de famílias do Brasil atualmente.

O FGTS Futuro bloqueia o saldo da conta?

É de fato, importante compreender que apesar das vantagens disponibilizadas, a novidade do FGTS não está exclusiva sem custos para o colaborador.

Tendo em vista, que ao contrário de acumular os depósitos e usar o saldo final para reduzir ou abater o financiamento. O titular da conta terá seus depósitos futuros bloqueados na conta de origem do fundo de garantia.

Por fim, o risco existe em caso de demissão, por exemplo, o colaborador não poderá efetuar a retirada de dinheiro do saldo da conta.

Porém, mesmo com o risco, a oportunidade pode ser de ouro, pois aumenta a chance de conseguir um imóvel com parcelas maiores.