no

Nova Tecnologia Pode ALERTAR Inundações no Brasil. Confira como isso é possível

Nova Tecnologia Pode ALERTAR Inundações no Brasil.
Nova Tecnologia Pode ALERTAR Inundações no Brasil.

Confira como uma nova tecnologia que está por vir prevenirá inundações no Brasil.

Você deve estar se perguntando: há uma tecnologia pode alertar inundações no Brasil? Esta é a ideia de uma inovação do sistema de inteligência artificial. Isso que tem tudo para mudar a forma de como as pessoas vão lidar com os desastres naturais.

Geralmente, no final do ano, muitas pessoas são obrigadas a deixar suas casas, isso por riscos de inundação, alagamento e demais desabamentos de encostas.


Muitas vezes, é sabido que, as inundações terminam com um rastro de morte e destruição. Portanto, especialistas em Defesa Civil recomendam muito cuidado para quem vive em áreas de risco.


Outrossim, ao que tudo indica, o risco em 2023 será ainda maior, isso por conta da influência do fenômeno meteorológico La Niña, este causado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico.


Mas a boa notícia é que, a sociedade brasileira já tem algumas soluções para os cidadãos que vivem em áreas com alto risco de inundação. Estas se referem ao Alertas SOS, bem como os Avisos Públicos pelo Google Maps e demais mensagens nas plataformas de busca.


Mas pensando em um melhoramento dessas ferramentas, pensando nisso, Google Brasil anunciou, no final de novembro, a criação do Alerta de Previsão de Inundações.


Assim, com a distribuição de alertas nas plataformas da empresa, a nova ferramenta se destaca por trazer informações detalhadas e precisas sobre o nível dos rios. Também traz previsões de cheias e os riscos de desabamentos em encostas.


Por conta disso, estas informações são necessárias para os brasileiros que desejam se proteger dos riscos antes mesmo das inundações começarem.


Veja como funciona a tecnologia que pode alertar sobre inundações no Brasil


Essa tecnologia inovadora que pretende alertar sobre as inundações no Brasil antes mesmo delas acontecerem, já existem em outros países, como Índia e Bangladesh.


Então, a região em questão é constantemente afetada pelas Monções, por isso, o Google utilizou a área para testar o sistema.


Dessa maneira, a tecnologia usa elementos de Machine Learning e Inteligência Artificial para catalogar vários dados hidrológicos e meteorológicos. Tudo isso tem como intuito de oferecer informações precisas e atualizadas sobre as chances de inundações em regiões ribeirinhas e áreas de alto risco.

Dessa forma, este dados envolvem os dados do nível da água nos rios, imagens de satélite, informações da plataforma Google e aprendizado de máquina.


Concernente a isso, a implementação do programa Alerta de Previsão de Inundação no Brasil acontecerá em duas frentes. Veja-se que este programa surge em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), com a emissão de alertas de inundação em tempo real em mais de 60 cidades do país.


Quando então os usuários do Google estiverem em uma região que é afetada por inundações, e assim efetuarem uma consulta sobre o local na busca da plataforma ou no Google Maps, receberão, de maneira automática, alertas acerca dos riscos no topo do resultados.


Por fim, destaca-se que, a empresa também promete aumentar a área de cobertura e começar a enviar mensagens de alerta para os celulares das pessoas que residem nas regiões de risco.