no , ,

Nova Mudança Nos JUROS Pode Afetar o NUBANK Veja

mudança nos juros preocupa nubank

Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados propõe que o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleça um limite máximo para os juros cobrados pelos bancos no cartão de crédito rotativo.

De acordo com o PL 987/23, essa taxa não poderá ultrapassar a taxa estabelecida para o cheque especial. Que atualmente é de 8% ao mês ou 152% ao ano.

Essa iniciativa pode impactar diretamente empresas como o Nubank.

O deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA), ao apresentar a proposta, mencionou dados do Banco Central que apontam que a taxa máxima de juros no rotativo do cartão de crédito.

A principio que, chegou a quase 994% ao ano e a do parcelamento no cartão a 671% ao ano durante o período de 26 de janeiro a 1 de fevereiro de 2023.

Embora reconheça que a porcentagem estabelecida ainda seja alta, o deputado afirmou que ela poderá ser reduzida no futuro conforme as condições permitam. Porém, essa medida pode afetar negativamente as empresas que oferecem crédito aos clientes, uma vez que as receitas podem diminuir.

Por que o Nubank pode ser prejudicado?

Foi apresentado um projeto de lei que propõe limitar os juros cobrados pelos bancos no crédito rotativo do cartão de crédito.

Atualmente, essa taxa está em 411,5% ao ano, mais de 34% ao mês, o que tem gerado críticas. De acordo com o PL 987/23, a taxa máxima não poderá ser superior à taxa estabelecida para o cheque especial. Então, que é de 8% ao mês ou 152% ao ano.

Essa medida tem gerado preocupação nos bancos, que podem ter diminuição nos lucros. Para contornar a situação, o mercado sugere diminuir o parcelamento sem juros, aumentar a anuidade do cartão e diminuir as recompensas pelo uso.

Especialistas acreditam que, caso a medida seja aprovada, os consumidores podem perder o interesse nos cartões de crédito.

NUBANK lança o NuPay

O Nubank lançou recentemente o serviço NuPay, que possibilita aos clientes realizar pagamentos por débito e crédito diretamente pelo aplicativo do banco.

Dessa forma, com essa nova funcionalidade, os usuários podem optar por pagar à vista via débito em conta ou parcelar suas compras em até 24 vezes sem juros.

Uma das grandes vantagens do serviço é a segurança nas transações. Uma vez que, os dados bancários dos clientes não são fornecidos às lojas virtuais, o que reduz o risco de fraudes.