no ,

Nova lei do insulfilme: se você usa no carro entenda as mudanças:

nova lei do insulfilme
nova lei do insulfilme

A nova lei do insulfilme: diferente de países considerados desenvolvidos como os Estados Unidos da América, o Brasil regulamenta customizações feitas em carros. Os argumentos destas legislações é o de evitar que um veículo seja retirado do padrão, mas na prática é isso que acontece?

Se você usa insulfilme no seu veículo tenha muita atenção às seguintes informações relacionadas a nova lei do insulfilme:

A resolução 960/2022, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), define da quantidade de luz que atravessa a película de insulfilme sem ser totalmente absorvida. Nesse sentido a “nova lei do insulfilme“, passou por várias mudanças em sua redação durante 2022.

A legislação trás orientações atualizadas sobre o nível de transparência e o surgimento de bolhas na película.

O indivíduo que não cumprir as regras será punido com multa e pontos na carteira de motorista.

Quais as novas regras na nova lei do insulfilme?

Os DETRANs vão punir quem desobedecer tais regras, principalmente por salvarem vidas. Entenda melhor:

A quantidade de luz que atravessa o insulfilme não deve ser inferior à 70% para os para-brisas e de áreas envidraçadas, ou seja indispensáveis para pilotar o veículo. Os tipos G5, por exemplo, são proibidas.

Outro fator fica por conta da luz que entra, não pode ser abaixo de 28% nos demais vidros, aqueles que não atrapalham a condução.

Películas espelhadas ou opacas, independente da cor, foram proibidas com a nova lei. Esse tipo de insulfilme compromete a visão de quem está dentro do carro.

As exceções são vidros para determinados veículos, como máquinas agrícolas, veículos blindados, florestais entre outros.

Bolhas no insulfilme:

Em relação às bolhas, podem comprometer a visão do motorista, causar acidentes e colocar a vida em risco. Sobretudo, fica proibido conduzir o carro com bolhas nas películas, sobretudo se elas aparecerem no para-brisa.

Em caso de descumprimento da Lei o que pode acontecer?

Caso o motorista esteja dirigindo com veículo irregular e um dos agentes considere o fato, o motorista pode ser punido conforme a Lei.

O descumprimento das regras e infração grave, cabendo multa de R$ 195,23, ainda mais cinco pontos na (CNH). Apesar disso, o motorista tem o veículo detido até que seja feita a retirada do insulfilme irregular dos vidros.