no

Nova Lei de Trânsito: Cuidado para não levar MULTA!

CUIDADO! Nova Lei de Trânsito SURPREENDE!
CUIDADO! Nova Lei de Trânsito SURPREENDE!

Uma Nova Lei de Trânsito entrou em vigor a pouco tempo e já está punido uma série de motoristas que não estão avisados sobre ela. Então, se você é motorista, tenha o máximo de atenção às próximas linhas, porque isso pode livrar seu bolso de uma multa de R$195 e também sua carteira de pontos…

Essa nova lei de trânsito está sendo conhecida de uma maneira popular como “lei do uso de insulfilm”. Ou seja, ela se refere ao material usado nos vidros dos carros para aumentar a privacidade do condutor e de seus passageiros. O insufilme possui uma gama de opacidade, a qual pode ou não ser multada. Veja mais sobre o tema a seguir:

Nova Lei de Trânsito diz respeito ao insufilm

De uma forma relativa, a resolução 254/2007 do CONTRAN diz que o uso é permitido da seguinte maneira: 28% a 100% aos vidros laterais traseiros e vidro traseiro; 70% a 100% para vidros laterais dianteiros; 75% a 100% ao para-brisa.

Mas na resolução de número 960/2022 que consta no documento oficial do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) há algumas mudanças. Nesse viés, uma delas é o fato de que o insufilme não pode ter nenhum bolha de ar. Caso o tiver e for identificado, será punido com multa.

Mas vale dizer que a lei de trânsito do insulfilm não se aplica a todos os motoristas. Afinal, estão livres da norma os veículos que não trafegam em vias públicas, a exemplo de máquinas florestais e agrícolas.

O valor a ser pago pelo motorista infrator da lei do insufilm é de até R$ 195,23. No entanto, o valor é baixo perto do estresse causado. Nesse sentido, o condutor receberá a orientação de colocar o insulfim segundo as normas técnicas de uso. Se não, ele não deve trafegar com seu automóvel. Mas não para por aí. Afinal, o motorista que recebe a multa também leva 5 pontos na carteira nacional de habilitação.

Quantos pontos para perder a CNH?

O condutor que leva muitos pontos perde a habilitação. Assim, os critérios para a perda da CNG são:

  • 40 pontos para condutores sem nenhuma infração gravíssima nos 12 meses anteriores;
  • 30 pontos para condutores que tiverem apenas uma infração gravíssima nos 12 meses anteriores;
  • 20 pontos para motoristas com duas ou mais infrações gravíssimas nos 12 meses anteriores.

Por isso, ande na lei para evitar qualquer dor de cabeça. Assim você não terá multas nem prejuízos.