no , ,

Lula critica a Nova Guerra Fria entre USA e China!

Lula critica a Nova Guerra Fria entre USA e China!
Lula critica a Nova Guerra Fria entre USA e China!

Lula critica a Nova Guerra Fria entre Estados Unidos e China, e deixa claro qual é o seu posicionamento Geopolítico! Veja quais são os planos de Lula em relação ao conflito entre as duas maiores potências do mundo! O presidente do Brasil reforçou que irá para a China no mês de março e que ambos os países são grandes parceiros comerciais. Deixando claro quais são as suas intenções, e que não pretende participar de nenhuma ‘’guerra híbrida’’.

Luiz Inácio Lula da Silva esclarece que tem um grande apreço tanto pela China quanto pelos Estados Unidos da América. E ainda ressalta que os dois são os maiores parceiros econômicos do Brasil, e por esse mesmo motivo ele não possui nenhum interesse em tomar lados diante desta crise diplomática que eclodiu entre as duas potências.

É interessante ressaltar a terminologia utilizada pelo presidente brasileiro durante as críticas ao conflito entre as duas nações. Lula chama o desentendimento de ‘’Nova Guerra Fria’’, deixando claro que apesar de não ser uma guerra direta, é bastante claro que há uma guerra cultural e econômica entre China e USA. Ficando claro que mais uma vez temos uma corrida armamentista, econômica e tecnológica entre duas grandes potências. Com a diferença que dessa vez a Guerra Fria não é entre Estados Unidos e Rússia, mas sim entre Estados Unidos e China!

Estados Unidos VS China: Contexto

As tensões entre Estados Unidos e China estão cada vez maiores. E desde o início do embate entre Rússia e Ucrânia as coisas se tornaram ainda mais tensas. Tendo em vista que os Estados Unidos é um forte aliado da Ucrânia e a China é uma forte aliada da Rússia. A situação se intensificou ainda mais com a escalada de tensão entre China e Taiwan, visto que há um severo risco de guerra entre os dois países e os EUA se posicionaram em apoio a Taiwan. 

Mas o grande ‘’tiro no calcanhar de Aquiles’’ se deu no momento em que Nancy Pelosi visitou Taiwan mesmo após os avisos da China. Situação que instaurou um grande desentendimento entre as duas maiores potências do mundo. E agora tudo parece ganhar um novo patamar após os Americanos derrubarem o balão chinês que havia entrado em território americano. 

Ambos os países disparam inúmeras acusações entre si, e tudo caminha para um escalonamento de crise diplomática. Mas Lula deixa claro que não concorda com esse conflito e que não tomará lados. Pois tem tanto a China quanto os Estados Unidos como aliados. E não mediria esforços para tentar auxiliar em um entendimento entre os dois países.