no , ,

Netflix e Boate Kiss: Entenda o processo de familiares das vítimas contra a plataforma

Netflix e Boate Kiss: Entenda o processo

A Netflix lançou no mês de janeiro a série “Boate Kiss – Todo dia é a mesma coisa” e as polêmicas em torno da série já começaram, inclusive com uma ameaça de processo.

No domingo, 29, foi revelado que cerca de 40 famílias estariam entrando com um processo contra a Netflix através de uma advogada chamada Juliane Muller Korbm.

De acordo com o noticiado, o processo seria por “exploração comercial”, contudo a história não é bem por aí.

Isso, segundo a própria Associação que representa os familiares das vítimas do incêndio ocorrido na Boate Kiss, em 2018, vitimou 242 pessoas.

A AVTSM (Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria) é associação que representa as famílias.

E a própria AVTSM se manifestou dizendo que o processo não é de entendimento comum entre as famílias da Associação.

O que entende a AVTSM

O próprio presidente da AVTSM, Gabriel Rovadoschi Barros, se pronunciou através das suas redes sociais de que a Associação sabia da produção, além de ainda se sentir representada pela série.

Barros ainda fez referência ao livro homônimo que também aborda o incêndio da boate Kiss, da jornalista Daniela Arbex, publicado em 2018.

Ainda de acordo com nota da AVTSM:

“A produção não retrata de forma individual os 242 jovens assassinados, mas sim um recorte das quatro famílias de pais que foram processados. Todos familiares de vítimas e sobreviventes retratados por personagens da obra estavam cientes e em concordância”.

Dessa forma, há o entendimento de que a série tem como objetivo contribuir na “luta por justiça e luta por memória”.

Assim, a nota da AVTSM deixa claro que pretende processando a Netflix e que não há um entendimento comum entre as famílias.

Não houve repasse por parte da Netflix

De acordo com presidente Gabriel Barros, a Netflix não repassou nenhuma quantia em dinheiro para a AVTSM.

Todavia, o próprio Gabriel declarou que não tem expectativas de receber qualquer dinheiro por conta da obra.

Segundo Gabriel, “O que ganhamos é a crença no fortalecimento na luta por justiça e pela memória. Para que não se repita.”, destacou.

O Incêndio da Boate Kiss

Esse fatídico incêndio ocorrido há 10 anos, ainda hoje está sem desfecho.

Após os proprietários da Boate serem considerados culpados em um primeiro momento, o julgamento que os condenou acabou sendo cancelado.

A Associação, junto com os moradores e moradoras de Santa Maria, ainda realizam ano após anos homenagens às 242 vítimas do incêndio na boate Kiss.

Para mais notícias sobre a Netflix, clique aqui.