no , ,

NÃO Deixe Seu MEI Ser Cancelado Fique Atento às Regras

não deixe seu mei ser cancelado
não deixe seu mei ser cancelado

Atualmente, milhões de pessoas possuem um CNPJ aberto. O que significa, em outras palavras, que são microempreendedores individuais (MEIs). Segundo com os últimos relatórios da área, a maior parte das empresas em atividade atualmente no Brasil são associadas aos MEIs.

Dessa maneira, quem está com MEI aberto deve ficar alerta para seguir as regras e não correr o risco de ter o MEI cancelado. Isso acontece porque há várias coisas que podem acabar ocasionando o cancelamento do CPNJ. Abaixo vamos mostrar 4 delas.

Regras para se tornar um MEI

Primeiramente, é muito importante saber os critérios que quem tem interesse em se tornar MEI deve atender.

  • Ter faturamento anual que não seja superior ao montante de R$ 81 mil;
  • Chance de poder contratar 1 funcionário, que deve ter a carteira assinada, com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);
  • Não é permitido que a pessoa seja sócia, titular ou administradora de uma outra empresa;
  • Desempenhar alguma atividade laboral, desde que esteja prevista no documento do CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

Em que situação pode cancelar meu CNPJ?

1ºO primeiro erro que pode levar ao cancelamento do MEI é o microempreendedor ultrapassar o limite anual de faturamento. Como dito anteriormente, o limite estipulado até agora é de R$ 81 mil.

Vale ressaltar, que quem é MEI deve fazer, todos os anos, a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-MEI). Ela deve ser a soma de todas as notas fiscais lançadas no ano do microempreendedor.

2ºLogo depois, o que pode acarretar essa situação é caso alguém que já tenha um MEI se vincule a outra empresa. Sendo assim, caso alguém que já tenha um CPNJ tente criar um outro, ele poderá passar pelo cancelamento.

3ºEm terceiro que pode cancelar o CNPJ de quem é MEI é deixar de fazer os pagamentos mensais. Esses pagamentos dizem respeito às contribuições mensais que o microempreendedor deve fazer para poder ter acesso aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De fato, são os impostos necessários. O MEI tem a responsabilidade de todos os meses gerar o boleto e fazer os pagamentos, referentes ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI).

4º E por fim, caso o MEI contrate mais de um funcionário ou caso tenha funcionários que não são registrados.

Assim, de modo geral as situações que podem levar à exclusão do MEI são relacionadas à infração das regras para ser microempreendedor.

Qual situação pode impedir de ser MEI?

Existem algumas situações que podem impedir alguém de se formalizar como MEI. São elas:

  • Ter menos de 18 anos, pois apenas maiores podem se formalizar;
  • Não desempenhar atividade laboral que não se enquadre no CNAE. Normalmente, são atividades que requerem liberações de outras entidades, como é o caso de médicos, psicólogos, nutricionistas, engenheiros e outros;
  • Ter pendências no CPF;
  • Não estar com o título de eleitor em dia.