no , ,

Mudança na lei de trânsito: cuidado para não ser multado

Mudança na lei de trânsito: cuidado para não ser multado
Veja quais são as novas mudanças da lei de trânsito e evite tomar multas.

Com o ano novo, várias regras entram em vigor no país. Os motoristas devem verificar se há mudanças em algumas regras de trânsito. Esse artigo é específico para quem ainda não sabe das mudanças na lei de trânsito.

O último ano trouxe várias mudanças, principalmente em relação às leis de trânsito. Porém, muitos motoristas ainda não estão cientes das mudanças, por isso não seguem as novas regras.

De toda forma, vale ressaltar que o descumprimento das regras pode acarretar em multas e pontos na carteira. Pensando nisso, destacamos as mudanças mais importantes que motoristas e pedestres devem conhecer no próximo ano.

O que mudou na lei de trânsito?

Fique por dentro da mudança na lei de trânsito:

  1. Filme isolante: em 2022, as normas sobre instalação e uso de filme isolante nos veículos sofreram alterações. A maior mudança diz respeito à proibição de bolhas. Além disso, o índice de aprovação foi alterado. O novo índice foi aprovado por decisão do Conselho Nacional de Transportes para ser de 70% (independente da cor do vidro do para-brisa, laterais dianteiras e vidro traseiro de segurança (porta)). Para outros, como a traseira, é necessária uma penetração mínima de 28 graus. A violação da regra resulta em violação grave na CNH. A multa para esse tipo de falta é de R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  2. Uso do farol baixo: A legislação mudou, privando os motoristas de carros DRL de usá-lo durante o dia. Para veículos sem DRL, o uso de farol baixo durante o dia ainda é obrigatório. A obrigação aplica-se apenas às vias de mão única fora da área urbana. O descumprimento das regras prescritas é uma infração grave. A CNH pode resultar em multa de R$ 130,16 e quatro pontos.
  3. Virar à direita no sinal vermelho: de acordo com a Lei nº 14.071/2020, é permitido virar à direita no sinal vermelho, desde que haja sinalização favorável ao movimento, para evitar riscos ao motorista. Desde a sua entrada em vigor em 12 de abril de 2021, vários municípios já publicaram tal alteração na legislação municipal. Mesmo com a placa, muitos motoristas ainda param na faixa da direita e atrapalham os outros motoristas. Por outro lado, outros motoristas sentem que devem virar à direita quando estão nessa faixa. Por isso, vale lembrar que a conversão é opcional se for feita com cuidado e pensando no tráfego.
  4. Novas categorias de CNH: A1, B1C, C1 e BE.