no , ,

Moeda do Mercosul: Entenda o projeto

                Moeda do Mercosul será compartilhada, conheça o acordo Mercosul-EU. Veja os objetivos e desafios que o atual presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, terá em seu mandato.

Moeda do Mercosul e os ideais do governo Lula

                Em sua primeira semana de governo, o atual presidente deixou claro suas intenções já previstas, inclusive pela oposição, de reatar os laços com os países da América do Sul e também com a união europeia.

                Sua postura, como também já imaginada, foi totalmente contrária a do ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro. O mesmo, deu as costas aos países vizinhos e se focou mais nas situações internas do país.

                Já Lula, tem uma visão mais externa, e se encontrou com 10 chefes de Estado em seu primeiro dia de governo. Seis destes, são da América Latina. Porém, as coisas se intensificaram ainda mais.

                Com o novo governo, o Brasil retorna ao CELAC (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e caribenhos. Em breve, deve também se unir ao UNASUL (União das Nações sul-Americanas).

Moeda do Mercosul é a novidade não tão nova

                Mas, a grande novidade ficou por conta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que revelou o estudo do governo para criar uma única moeda para o Mercosul.

                A imagem do Brasil para com os seus vizinhos com, certeza é importante e não deve ser deixada de lado, como feito pelo governo anterior, mas vale ressaltar que a relação com o povo brasileiro é ainda mais importante e deve ter um foco muito maior.

                Portanto, é necessário que haja um equilíbrio, não agindo como o governo anterior, mas também não sendo tão aberto, assim como o governo de anos atrás protagonizado pelo mesmo partido político. Embora seja uma novidade falar sobre a ideia de moeda única, esse projeto já é antigo, vindo dos anos 2000.

                Além disso, economistas declaram ser necessário renovar a economia, e não agir da mesma forma que nos mandatos anteriores de Lula. Visto que o mundo mudou e não é mais o mesmo que o deixado por ele anos atrás.

                 Para o cientista político Leonardo Paz, representante da Fundação Getúlio Vargas, é importante que ocorra uma modificação nas estruturas, para resolver os problemas das disparidades entre os países, e diversas outras questões. Para só assim, criar a tão falada, moeda única.

Os Outros confrontos do governo Lula

                Mas também vale lembrar que o governo atual ainda possui outros desafios, dentre eles a força da oposição no senado e nas ruas. Esta força não acontece apenas no Brasil, mas em todo o continente americano, incluindo países como Argentina e Estados Unidos.

                Além, dos confrontos entre Ucrânia e Rússia, que mesmo estando longe, influenciam o mundo todo. Para saber como ficará toda essa história da moeda do Mercosul, continue acompanhando nossas matérias.