no , , ,

Ministro do Trabalho manda notícia para trabalhadores brasileiros.

notícia para trabalhadores brasileiros
notícia para trabalhadores brasileiros

Ministro do Trabalho manda notícia para trabalhadores brasileiros. O novo ministro do trabalho, Luiz Marinho vai beneficiar os trabalhadores brasileiros todos os anos. Entenda a como a parcela mais sofrida da nação será mais valorizada.

Novo ministro do trabalho, Luiz Marinho manda notícia para trabalhadores brasileiros.

Logo após a posse do presidente LULA (PT), o Ministério do Trabalho e Previdência foi reorganizado para ser fortalecido. Sendo assim, a Previdência foi designada para Carlos Lupi (PDT). Todavia o Ministério do Trabalho foi seletivamente entregue a Luiz Marinho.

Marinho afirmou que até maio enviará ao Congresso Nacional a proposta de criação do Plano Nacional de Valorização do Salário Mínimo. Entretanto, os parlamentares já debatem o tema.

A valorização do mínimo.

O Senador Paulo Paim (PT-RS) enviou um projeto que contempla a política nacional de valorização do salário mínimo. O propósito é evitar que outros presidentes como Bolsonaro barrem o ganho real anualmente no reajuste do mínimo.

“Apresentamos o Projeto de Lei 1.231/2022, que institui a Política Nacional de Valorização do Salário Mínimo de longo prazo, extensiva aos benefícios dos aposentados e pensionistas. Salário mínimo valorizado gera emprego e renda, desenvolve o comércio, todos ganham”.

Senador Paulo Paim (PT-RS) em suas redes socias.

Ministro do Trabalho manda notícia para trabalhadores brasileiros.

O reajuste.

Então, conforme o Senador Paulo Paim, o valor do mínimo para este ano de 2023 deveria ser de R$ 1.300,00 acrescidos do dobro da variação real positiva do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil acumulados nos últimos quatro trimestres. Sendo assim, se aprovado o projeto, independente do presidente da República prevalecerá esta regra.

Eventuais mudanças durante o ano.

Conforme a proposta de Paim, o reajuste será sempre baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), conforme a inflação acumulada no ano anterior. Ademais, seria considerado também o reajuste referente ao dobro da variação real positiva do PIB nos quatro trimestres anteriores.

Do mesmo modo, a redação apresentado por Paim aponta que o valor pode sofrer mudanças ao longo do ano. Nesse sentido, a segunda etapa ocorre no mês de maio e com as correções de saldo com base no INPC e na variação do PIB.

Em suma se aprovado o projeto o trabalhador brasileiro receberá grande evolução desde que o mínimo foi criado por Getúlio Vargas.