O novo ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou ontem, 6 de janeiro, os nomes dos secretários e diretores que vão compor a equipa para as secretarias e direções do Ministério da Educação e para os órgãos ligados ao departamento.
De acordo com o ministro, a ex-governadora do Ceará, Izolda Cela, está confirmada como diretora da secretaria executiva do MEC. Assim terá a função de fiscalizar as políticas públicas na área e as atividades do ministério.
O ministro anunciou Kátia Schweickardt, doutora em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para chefiar a Secretaria de Educação Básica. Entretanto, a Secretaria de Educação Superior será administrada pela professora Denise Carvalho, Pró-Reitora da UFRJ.
A professora Helena Sampaio, que trabalha na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi selecionada para a Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior.
Getulio Marques Ferreira estava à frente da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Para a Secretaria de Educação Superior, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, o ministro indica Zara Figueiredo, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).
Por fim, o ministro da Secretaria de Articulação com o Sistema de Ensino escolheu Mauricio Holanda Maia, doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Ministro da Educação Camilo Santana fala o plano para 2023
Maria Beatriz Luce é a nova secretária de educação básica
A professora Maria Beatriz Luce foi empossada nesta sexta-feira, 11, como secretária de Educação Básica do Ministério da Educação.
Maria Beatriz Luce é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre e doutora em Educação pela Michigan State University. É professora de educação da UFRGS há 42 anos, lecionando política e administração educacional.
Para além da carreira académica, Maria Beatriz foi consultora por dois mandatos no Conselho Nacional de Educação (CNE). Assim, como nas Câmaras do Ensino Básico (2004-2008) e do Ensino Superior (2008-2012).
Assim, nos anos de 2008 a 2011 foi pró-reitora de implantação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a partir de 2012 passou a atuar nesta instituição como professora-orientadora no mestrado profissional em pedagogia.
Confira chefia de órgãos vinculados ao MEC
O ministro também divulgou os nomes dos eleitos para chefiar os órgãos vinculados ao MEC. Fernanda Pacobahyba, Ph.D. em direito tributário, portanto, foi selecionado para liderar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A eleita para chefiar a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi Mercedes Bustamante, professora da Universidade de Brasília (UnB).
Anísio Teixeira (Inep) Manuel Palácios, doutor em ciências sociais, foi eleito para a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Pedagógicas.
Com informações da Agência Brasil.