no ,

Ministro avisa que INSS poderá ter concurso para perito: agora?

INSS poderá fazer concursos para contratar peritos, diz ministro
Concurso do INSS pode acontecer em 2023

Para reduzir filas na espera de perícia, Ministro avisa que INSS poderá ter concurso para perito.

Apesar do mutirão que a Previdência Social está organizando, para reduzir o tempo de espera nas filas e atender mais rápido os segurados do INSS, o chefe da pasta afirmou a necessidade de novas contratações.

Em recente entrevista ao programa Manhã Bandeirantes com Datena, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, falou sobre o quanto é necessário a aprovação de um concurso para peritos.

“Nós temos algumas filas que estão absurdas, entre elas essa fila para quem precisa do atendimento da perícia médica. Nós vamos fazer esse mutirão a partir de março, começando pelos estados onde você tem a maior contigência, principalmente no Nordeste e no Norte, essa é uma ação que vamos fazer”, disse o ministro.

Milhares de segurados estão tensos e inconformados com a demora para o atendimento da perícia.

Muitos trabalhadores temem ficar sem o benefício do INSS, após terem se acidentado ou diagnosticados com alguma doença que impossibilite trabalhar.

Precisam e dependem da consulta com o perito, mas devido ao número de servidores para atender toda a demanda crescente, as filas vão crescendo.

O ministro Carlos Lupi falou sobre o tempo que o INSS não realiza concurso, informando que há mais 10 anos a Previdência não faz contratações de concursados. Disse ele:

“Quero sim. Temos que preparar o novo concurso que há mais de 10 anos não é realizado. Nós temos praticamente a metade do efetivo inicial. É necessário mais peritos”.

Essa é uma reivindicação, inclusive dos servidores do INSS, de que é urgente um concurso para novas contratações e atender a população com prazo mais reduzido.

Em 2022, a Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP) apresentou o pedido de concurso em um ofício, mas o ano terminou sem providências.

Segurados precisam estar atentos, entenda o motivo

Outro assunto que preocupa a população brasileira e que o INSS está alertando, é para que os segurados fiquem atentos aos golpes.

Pessoas estão entrando em contato com segurados, alegam se tratar da confirmação de prova de vida e quem não fizer pode ter o benefício suspenso.

O INSS não está telefonando, enviando mensagens de texto via SMS para dispositivos móveis, e-mail e nem WhatsApp.

Quem receber esses tipos de contato, se passando por servidor do INSS, saiba que é golpe.

Não confirme seus dados, nunca clique em links e nem tire fotos para reconhecimento facial. Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135.