no

Planejamento: Simone Tebet assume ministério

Planejamento: Simone Tebet assume ministério
Entenda nomeações de Lula e veja cargo ocupado por Simone Tebet.

O Ministério do Planejamento e Orçamento passou a ser chefiado pela senadora Simone Tebet (MDB) no novo governo que assumirá as cadeiras políticas na próxima semana.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (29) os nomes dos ministros que ingressarão no governo petista. Tebet foi adversária de Lula no primeiro turno da eleição presidencial de 2022, mas ficou em terceiro lugar no debate.

No segundo turno, a senadora atuou como uma dos principais apoiadoras do governo do PT, opondo-se à reeleição de Jair Bolsonaro (PL). Simone faz parte de uma extensa lista de políticos, senadores e deputados abertamente contra a permanência de Jair Bolsonaro no governo.

Desde então, a senadora ganhou mais visibilidade ao participar da diretoria do PT.

Histórico de Tebet na política e na educação

A senadora integra agora a equipe de transição de Lula. O nome da deputada também estava presente em outras equipes de transição em governos anteriores.

Assim, Tebet fazia parte de um grupo que liderava o campo do desenvolvimento social. Na época, Simone chegou a ser proposta para assumir o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Segundo Simone, havia uma “proporção” da pasta. No entanto, o senador Wellington Dias (PT) assumiu a direção do ministério, deixando Simone Tebet à frente do Ministério do Planejamento e Orçamento.

A senadora, que assumirá o cargo de ministra do Planejamento e Orçamento em 1º de janeiro, é mestre em direito público e professora universitária. Tebet entrou na política no ano de 2004, quando assumiu o cargo de vice-presidente do estado de Mato Grosso do Sul.

Assim, em 2014, Tebet já alcançou a condição de senadora ao participar da comissão especial do Senado Federal, que condenou o impeachment de Dilma Rousseff (PT).

Em 2021, Tebet se destacou por sua participação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Covid-19. Desta forma, lembramos que a comissão investigou as ações do governo Bolsonaro para combater a pandemia.

Embora a CPI fosse composta apenas por homens, Tebet e a senadora Eliziane Gama (cidadania) participaram das audiências.

Simone Tebet é a líder da bancada feminina e a protagonista que lutou pela participação das mulheres na CPI da Covid.

Assim, nota-se inteiro interesse de Lula na nomeação da senadora e, desta forma, Simone Tebet assume ministério do Planejamento.