no

Melhores fundos de investimento de 2022: Veja a lista!

Melhores fundos de investimento de 2022: Veja a lista!
Melhores fundos de investimento de 2022: Veja a lista!

Quais foram os melhores fundos de investimento de 2022? Este ano que vai ficando para trás foi marcado por uma série de oscilações políticas e também econômicas.

Passamos por altos índices de inflação, o que resultou em bons ganhos de renda fixa.

Contudo, muitas ações e fundos imobiliários perderam valor considerável de mercado ao longo do ano, o que quer dizer que fundos de renda fixa tiveram, em média, uma melhor performance em comparação com os de renda variável.

Mas, afinal, quais foram os melhores fundos de investimento de 2022? Venha com a gente a seguir!

O que são os fundos de investimento

Os fundos de investimento são grandes quantias de dinheiro colocadas pelos mais diversos investidores. Assim, há uma equipe de gestores que são responsáveis por alocar todo o patrimônio nos mais variados ativos do mercado de ações e no mercado de renda fixa. Assim, de acordo com o grau de oscilação, ou seja, do quando o preço varia, o fundo de investimento é classificado em arrojado ou conservador. O ano de 2022 foi o ano ideal dos rentistas, o que quer dizer que as pessoas as quais investiram suas economias em fundos de renda fixa pautados em bons ativos saíram no lucro. Por exemplo, ativos interessantes em RF foram:

  • CDB’s;
  • LCI’s;
  • LCA’s;
  • Tesouro SELIC;
  • Tesouro IPCA.

Vale pontuar, que cada fundo de investimento cobra uma taxa de custódia, para manter o dinheiro aplicado, e também uma taxa de manutenção, a qual é usada, entre outros pontos, para pagar os dividendos dos próprios gestores. Esse valor muda de fundo para fundo, mas gira em torno de 1%.

Assim sendo, ainda que com a alta de 7,31% acumulada pelo Ibovespa até o final de novembro, entre todos os 264 fundos pesquisados, 31%, ou seja, 82 fundos registraram retorno negativo.

Melhores (e piores) fundos de investimento de 2022

Portanto, vamos ao que mais interessa. Quais foram os melhores fundos de 2022? Vamos ver o rendimento de cada um deles na sequência…

O fundo Smart Beta, o FIA BRB Petrovale, teve um bom retorno acumulado até novembro de 28,19%. Já a pior performance ficou com o Fator Sinergia FIA, com queda de 39,49%. Além disso, fundos que tiveram alta performance foram:

  • Bradesco FIA CIELO (117%);
  • BB Ações CIELO FI (114%);
  • Akasha FIA (112%).

Nesse viés, a renda fixa não decepcionou. Então tais fundos tiveram um retorno de cerca de 8% em média.