É possível tirar o extrato do INSS de trabalhador MEI pela Internet. O procedimento pode ser feito pelo site Meu INSS, a partir de login com uma Conta Gov.br.
Portanto, aqui no Agenda Notícias iremos mostrar o passo a passo de como você MEI tirar seu extrato e também mais algumas opções sem passar dificuldades.
Vale lembrar que o Microempreendedor Individual (MEI) é um dos regimes empresariais que mais crescem no país atualmente. Criado justamente para regularizar a situação de muitos empreendedores brasileiros, que antes eram considerados trabalhadores informais, o MEI também garante direitos trabalhistas como auxílio-doença, pensão por morte e aposentadoria.
Portanto, se você deixou de cumprir suas obrigações tributárias e fiscais, negligenciando o recolhimento mensal dos impostos municipais, estaduais e federais através do pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – o DAS, vai ser preciso regularizar o MEI em atraso para não perder seus direitos trabalhistas.
Veja como tirar extrato de contribuição do INSS do MEI
- Acesse o Meu INSS (meu.inss.gov.br) e clique no botão “Entrar com gov.br” para fazer login;
- Informe seu CPF e clique em “Continuar”;
- Digite sua senha e clique no botão “Entrar”.
Confira como verificar as pendências do MEI
Para verificar se o seu CNPJ como Microempreendedor Individual (MEI) possui pendências:
- Abra o Portal do Simples Nacional;
- Entre no Programa Gerador de DAS (PGMEI);
- Escolha a opção “consulta extrato/pendências”.
Porém, caso os débitos do MEI correspondentes forem anteriores ao ano de 2017, uma mensagem avisará que a pendência mudou de lugar e que agora está sob custódia da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, ou seja, sua pendência foi registrada como Dívida Ativa da União.
Logo depois, você pode acessar o site da Regularize ou baixar o app Dívida Aberta, disponível para download em dispositivos Android e iOS para consultar as respectivas pendências.
Veja agora como regularizar o atrasado
Para regularizar os débitos em atraso posteriores ao ano de 2017, siga o passo a passo abaixo:
- Entre no Portal do Simples Nacional;
- Acesse o Programa Gerador de DAS (PGMEI), utilizado para emitir todas as guias do Documento de Arrecadação do Simples Nacional;
- Emita o DAS correspondente ao valor em atraso (você pode optar por reunir todas as cobranças anteriores em apenas uma guia ou realizar o parcelamento do débito);
- Realize o pagamento, em qualquer banco, do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) até a data de vencimento da nova cobrança.
Confira como parcelar MEI atrasado
Assim também, há opção de fazer o parcelamento dos valores em atraso através do Portal Simples Nacional, para isso:
- Acesse o Portal do Simples Nacional;
- Clique na aba “Simei – Serviços”;
- Escolha a opção “Parcelamento” e, em seguida, em “Parcelamento – Microempreendedor Individual”;
- Insira o número do CNPJ da empresa, o CPF do responsável, o código de acesso e digite os caracteres de verificação que aparecem na tela;
- Escolha a condição de pagamento desejada (lembrando que as guias em atraso podem ser parceladas em até 60 meses, com parcela mínima de R$ 50).
Assim que o pagamento da dívida for processado, o CNPJ da empresa é regularizado.