no , , , ,

MEI: conheça o portal para emissão da nota fiscal. Aprenda a emitir!

MEI: conheca o portal para emissao da nota fiscal
MEI: conheca o portal para emissao da nota fiscal

Ser MEI (Microempreendedor Individual) oferece várias vantagens e benefícios para as pessoas que aderem a modalidade, entre essas vantagens está um número de CNPJ e a possibilidade da emissão de nota fiscal eletrônica pela prestação do serviço ou venda do produto.

A emissão da nota fiscal eletrônica permite que o MEI preste serviço a empresas de grande porte e até mesmo a órgãos públicos.

Portanto, ser MEI é uma forma de se tornar patrão de si mesmo e ainda garantir seus direitos previdenciários, pois agora você se tornou uma Pessoa Jurídica.

O Brasil possuiu atualmente cerca de 15 milhões de MEIs. Assim, se você é um deles, vamos te mostrar a baixo como emitir sua nota fiscal de forma simples e prática.

Conheça plataforma que emite nota fiscal do MEI

Como dissemos anteriormente, entre as principais vantagens de ser MEI está a possibilidade da emissão de nota fiscal eletrônica.

A nota fiscal pode ser vista como uma formalização da prestação de serviço ou venda do produto e também serve para comprovar que o serviço foi pago.

Dessa forma, o MEI deve emitir uma nota fiscal sempre que ele prestar um serviço, sendo que essa emissão era feita pelo portal da secretária de finanças do município onde o MEI possui seu registro.

No entanto, isso irá mudar nesse ano.

O motivo é que governo federal criou um portal para unificar a emissão das notas fiscais de quem é MEI de todo o país,

Isso permite uma padronização da nota fiscal, além disso, ficou muito mais fácil e prático para emitir a nota fiscal eletrônica (NFS-e).

Vamos conferir!

Confira mais detalhes sobre o portal

Desde o início de 2023 que o governo federal trabalha na criação desse portal, com o objetivo de padronizar as NFS-e de todo o país.

Assim, o governo teve os últimos 7 meses para preparar a nova plataforma de emissão da nota fiscal do MEI, que já em operação.

Porém, ainda não é obrigatória no país.

A mudança obrigatória para a plataforma será feita gradualmente ao longo do próximos meses, de acordo com o governo federal.

No entanto, para o MEI que já quiser ir se familiarizando com a nova plataforma, o processo é muito simples.

Primeiramente, acesse aqui a plataforma e selecionar a opção “Meu primeiro acesso”.

Em seguida faça o seu cadastro na plataforma.

Após a aprovação, é só emitir todas as suas notas fiscais sob o molde nacional.

Para mais notícias e novidades sobre o universo do MEI, clique aqui.