no , ,

Marina Silva e Geraldo Alckmin assumem ministérios.

Marina Silva e Geraldo Alckmin assumem ministérios
Marina Silva e Geraldo Alckmin assumem ministérios

                Marina Silva e Geraldo Alckmin iniciam o ano assumindo ministérios no novo governo de Lula. A primeira semana do ano tem sido marcada pelas cerimônias de posses dos ministérios do novo governo do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva. Os ministros assinaram o termo no dia da posse do presidente (1 de janeiro de 2023) mas suas cerimônias tem ocorrido durante a semana.

                Na última quarta-feira (04/01) Marina Silva e Geraldo Alckmin assumiras as pastas de Meio Ambiente e Ministério da Indústria e Comercio Exterior, respectivamente.

Ministério de marina silva

                 Com a deputada Marina Silva a frente do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, um setor o qual ela já comandava, deve encontrar muitas questões delicadas e cenário crítico.

                É a segunda vez que ela assume esse ministério, que por hora apresenta uma grande carência de atenção e cuidados, pois tem sido alvo de inúmeras polêmicas e acusações. Portanto, é um dos mais conhecidos, envolvendo desmatamento, remete a maio de 2020, onde o ex-ministro Ricardo Salles defendeu que deveria se aproveitar a pandemia de covid-19 para flexibilizar regras e mudar o regramento.

                Sua fala citando que deveria se aproveitar os olhos da imprensa voltados a pandemia para “ir passando a boiada e afrouxando o regramento” marcou a manchete de inúmeros canais de notícia. Se transformando em uma síntese da gestão de Salles e Bolsonaro em relação ao ministério do Meio Ambiente.

                Em sua primeira ação como Ministra do Meio Ambiente, Marina silva assinou a medida de acabar com a “conciliação de multas” entre infratores e Ibama. Medida criada por Salles que tirava o poder dos fiscais sobre multas ambientais e que criava uma crise administrativa interna.

Outra mudança estabelece que os autos das infrações devem ser públicos e disponibilizados na internet. Uma área que o órgão responsável deve manter uma base de dados atualizada com todos as multas emitidas.

Ministério de Alckmin

                A princípio o vice de Lula não estava cogitado a assumir nenhuma pasta no governo, no entanto, a tentativa de nomear alguém diretamente ligado ao setor não ocorreu como planejado. De forma que Alckmin foi nomeado ministro responsável por essa pasta.

                O desafio do vice-presidente relacionado a pasta do MDIC será de “reindustrializar o Brasil e promover uma inserção internacional mais competitiva.”. Seu objetivo será inserir novamente o Brasil no mercado externo não apenas de indústrias, mas também no comércio de serviços. Impulsionando assim a tecnologia e inovação de uma economia verde e limpa.

O novo governo de lula

                O governo composto por 37 pastas já teve a posse de 25 ministros até o momento. Na próxima quinta-feira está previsto a posse de outros ministros como Simone Tebet, que ficara a cargo do Planejamento e Desenvolvimento social.

                Para ficar sempre bem-informado das atualizações do novo governo brasileiro. Acompanhe nosso blog diariamente, não deixe de compartilhar conosco suas expectativas para o novo governo. Até a próxima.