O Luz para Todos é um dos muitos programas sociais criados há 20 anos, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e que está de volta junto com o petista para o seu 3° mandato, contudo, o programa só retorna mesmo em 2024.
E com a volta de Lula, o programa Luz para Todos, que havia sido deixa de lado durante os últimos 6 anos, volta com toda força e algumas novidades.
Contudo, o relançamento do programado será apenas em 2024 e assim, vai voltar a levar energia elétrica para a casa de milhões de brasileiros.
A seguir vamos conhecer todos os detalhes do retorno do Luz para Todos em 2024.
Programa Luz para Todos completa 20 anos
Como dissemos anteriormente, o Luz para Todos foi criado em longínquos 2003, ou seja, há 20 anos, com o objetivo de levar energia para as residências das famílias que moravam em regiões onde não havia fornecimento energia elétrica
Até 2022 o programa vinha sendo prorrogado, mas sem nunca ter o cuidado e a tenção necessária pelo então governo Bolsonaro.
No ano passado, o programa quase foi extinto, mas sobreviveu ao esquecimento e abandono do então vilão.
Porém, no mês passado, o presidente Lula anunciou oficialmente o retorno do Luz para Todos em 2024.
Para se ter uma ideia, entre 2003 e 2018, o programa levou energia para aproximadamente 3,4 milhões de casas.
Como vai funcionar o Luz para Todos?
Segundo comunicou o governo federal, o Luz para Todas em 2024 terá um orçamento de 2,35 bilhões, que serão pagos pela CDE (Conta de Desenvolvimento Energético).
As informações foram compartilhadas pelo Ministério de Minas e Energia, no dia 28 de agosto.
Mas o que todos queremos saber mesmo é, quem serão as contempladas pelo programa!
De acordo com o governo, a ideia é ajudar pelo menos 83.057 consumidoras, como casas, apartamentos ou casebres que não possuem energia.
Vai ter descontos ou isenção?
Essa é uma dúvida que assola muitas pessoas. O Luz para Todos da descontos ou isenção na conta luz?
E a resposta é não!
Que fique claro uma coisa, o Luz para Todas não é um programa de descontos. O seu objetivo é levar energia elétrica para as residências que não possuem luz.
Para isso, o governo possui um outro programa, que é a Tarifa Social de Energia Elétrica. Para participar é preciso estar inscrito no CadÚnico e atender aos critérios do programa.
Através da Tarifa Social é possível conseguir descontos de até 80% da fatura.
Por fim, para mais notícias sobre os programas sociais do governo federal, clique aqui.