no

Lula vai perdoar dívidas do empréstimo consignado

Lula vai perdoar dívidas do empréstimo consignado
Lula vai perdoar dívidas do empréstimo consignado

O governo Lula estuda o perdão da dívida de quem contraiu o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, veja o que já foi decidido aqui!

O novo governo de Lula, que repetidamente se opôs ao empréstimo consignado do Auxílio Brasil, estuda a possibilidade de perdão ou redução da dívida com essa modalidade.

Suspensão do Empréstimo Consignado é Anunciado Pela Caixa

CONFIRA! Lula é contra os empréstimos consignados

O atual presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, já anunciou que seu novo governo estuda formas de perdoar dívidas de consignado. Mais especificamente, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, modalidade fortemente criticada pela equipe de Lula.

As críticas recaíam sobre as taxas de juros e possíveis práticas predatórias da nova modalidade que oferecia aos então beneficiários do Auxílio Brasil acesso ao crédito consignado.

Vários empréstimos foram feitos por famílias em todo o Brasil com a intenção de usar o dinheiro para saldar dívidas, mas muitas ainda não conseguem pagar. E agora?

SAIBA, Como funciona o empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Na modalidade de consignado Auxílio Brasil, os beneficiários do antigo programa podiam comprometer até 40% do valor do benefício para cobrir as parcelas do consignado.

Esses pagamentos seriam deduzidos automaticamente do seu pagamento a cada mês até que o empréstimo seja pago.

Dessa forma, essa modalidade oferece baixíssimos riscos para as instituições financeiras, uma vez que a liberação dos recursos é garantida pelo próprio Estado brasileiro.

De acordo com o relatório final do governo interino, foram concedidos R$ 9,5 bilhões em empréstimos para apoiar o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) – destinados a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.

De acordo com o documento, um em cada seis beneficiários do programa contraiu o empréstimo.

Antes do lançamento dessa nova modalidade, o Ministério da Cidadania estabeleceu regras para sua contratação, que limitavam os juros a 3,5% ao mês, taxa bastante elevada para o empréstimo consignado. No entanto, com o novo valor, alguns bancos decidiram pular a medida.

Mas será que Lula vai perdoar as dívidas do empréstimo consignado em 2023?

Lula vai perdoar dívidas do empréstimo do Auxílio Brasil?

O ministro Wellington Dias já confirmou que a anistia da dívida do empréstimo consignado Auxílio Brasil já está sendo avaliada. A renegociação de dívidas também pode ser estudada em alguns casos, mas nada está confirmado ainda.

Segundo o ministro, o novo governo Lula vai agora avaliar possíveis formas e meios de oferecer essa anistia a população.