Em um gesto de reconhecimento à comunidade científica brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (12/7), irá homenagear inúmeros pesquisadores e entidades com a Ordem Nacional do Mérito Científico. O evento, que vai acontecer pela parte da manhã, também marca a retomada oficial do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT).
Entre os agraciados estão cientistas que foram injustiçados durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, tendo suas respectivas premiações revogadas. Além desses, outros 21 pesquisadores, que por revolta ao ocorrido, rejeitaram o prêmio, serão novamente homenageados.
Revogação de honrarias a cientistas durante gestão Bolsonaro
Em 2021, duas figuras importantes da saúde no Brasil tiveram suas honrarias revogadas por Jair Bolsonaro. A médica sanitarista Adele Benzaken, à época diretora da Fiocruz Amazônia, e o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda. O último foi principal figura em um dos primeiros estudos que demonstraram que a cloroquina, um medicamento defendido por Bolsonaro, era ineficaz contra a covid-19.
Benzaken, por outro lado, foi demitida do cargo de diretora do Departamento HIV/Aids, do Ministério da Saúde, por ter publicado uma cartilha sobre a saúde dos homens trans. Os dois receberam medalhas em 3 de novembro de 2021, mas tiveram suas honrarias revogadas dois dias depois. Como resposta ao ocorrido, outros 21 cientistas condecorados revoltados com a ação de Bolsonaro divulgaram uma carta de repúdio e também rejeitaram as honrarias.
A importância do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia
O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), que também será revitalizado por Lula, é uma instituição essencial para o desenvolvimento científico do país. Ele é responsável por assessorar a presidência da República sobre temas científicos. Lula também assinará o decreto que convoca a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que está programada para ocorrer no primeiro semestre de 2024.
As ações de Lula para a ciência brasileira reafirmam o seu compromisso em amparar o desenvolvimento tecnológico e científico do país, representando um grande passo para a valorização dos profissionais que dedicam suas vidas à ciência.