no ,

Lula Quer Acabar Saque Anual De Trabalhadores Da CLT

Governo Lula quer acabar com famoso saque anual de trabalhadores da CLT.
Governo Lula quer acabar com famoso saque anual de trabalhadores da CLT.

Conforme o Ministro do Trabalho escolhido pelo Governo Lula, a escolha será discutida ainda em março deste ano, bem como entrará em vigor em breve. Confira!

De acordo com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, este vem ameaçando que o saque anual efetuado pelos brasileiros será encerrado.

Foi isso mesmo que você ouviu; sim, o saque-aniversário está próximo do fim. Dessa maneira, veja-se que, a modalidade foi criada em 2019 pelo Governo Bolsonaro no qual permitia que o trabalhador resgatasse uma parte da quantia reservada em suas contas.

Portanto, o novo Governo afirma que o saque-aniversário traz 2 problemas. O primeiro deles é o fato de “punir” o trabalhador que tem carteira assinada, visto que ao aderir à modalidade, ele não dá a devida atenção ao recurso. Já referente ao segundo, este diz acerca de que o mesmo enfraquece o fundo.

Encerramento do saque anual será discutido ainda em março de 2023


Ainda conforme Marinho, verifica-se que, a modalidade é uma irresponsabilidade criada pelo governo de Jair Bolsonaro.

Neste diapasão, este também critica o empréstimo, este na qual utiliza o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia, afirmando assim que a Febraban emitiu um alerta. Este diz então que, o saque-aniversário serve apenas de âncora como garantia do crédito consignado.

Trabalhadores que já solicitaram o resgate do saque anual não sofrerão com as mudanças

Ademais, o Ministro também afirma que o cancelamento da modalidade não será feita de maneira prejudicial. Então, caso o trabalhador já tenha escolhido a modalidade, o seu contrato não será interrompido.

Assim, o encerramento do saque será discutido em março, na primeira reunião do Conselho Curador do FGTS. Neste sentido, os membros do conselho irão analisar a questão, visto que ela já está pautada para ser discutida.

Governo Lula objetiva retomar o objetivo inicial do FGTS


Por fim, entende-se que, com o saque-aniversário, o trabalhador não necessita ter um motivo para realizar a retirada do fundo. Pelo ocorrido, as quantias acabam sendo vistas como uma renda extra no ano e, por vezes, são gastas com coisas desnecessárias.

Então, ao ser demitido sem justa causa, o cidadão se vê sem a quantia do fundo, o que pode gerar problemas e transtornos.

Confira em detalhes os limites de saque conforme a data de nascimento:

Mês de aniversárioSaque disponível
Janeiro1º de janeiro a 31 de março de 2023
Fevereiro1º de fevereiro a 29 de abril de 2023
Março1º de março a 31 de maio de 2023
Abril3 de abril a 30 de junho de 2023
Maio1º de maio a 31 de julho de 2023
Junho1º de junho a 31 de agosto de 2023
Julho3 de julho a 29 de setembro de 2023
Agosto1º de agosto a 31 de outubro de 2023
Setembro1º de setembro a 30 de novembro de 2023
Outubro2 de outubro a 29 de dezembro de 2023
Novembro1º de novembro a 31 de janeiro de 2024
Dezembro1º de dezembro a 29 de fevereiro de 2024