no , ,

Lula oferece Ministério do Meio Ambiente a Simone Tebet

Lula oferece Ministerio do Meio Ambiente a Simone Tebet
Lula oferece Ministerio do Meio Ambiente a Simone Tebet

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, acaba de sair de reunião com a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

A reunião, que durou aproximadamente uma hora, teve como pauta o ministério que estariam a sua disposição, assim como os pleiteados pela senadora do Mato Grosso.

Lula colocou algumas opções para Tebet, como ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo e Ministérios das Cidades.

Até o momento não houve anúncio sobre a decisão de Tebet de aceitar algum dos ministérios.

De acordo com pessoas próximas a Tebet, a possiblidade da senadora aceitar assumir a pasta do Meio Ambiente passa por um diálogo com Marina Silva. Marina era a favorita e considerada uma das pessoas mais capacitadas para assumir o Meio Ambiente.

Contudo, existe a possibilidade de Marina ser nome Autoridade Climática. Assim, Marina ficaria responsável pelas políticas públicas internacionais relacionadas a captação de recursos e políticas para o financiamento da chamada Economia Verde e proteção da Amazônia.   

Voltando a Tebet, como é sabido dentro do mundo político, a senadora tinha como sua menina dos olhos o Ministério do Desenvolvimento Social, visto que é o ministério responsável pelo desenvolvimento e aplicação dos programas sociais do governo como Bolsa Família; Vale gás; Minha Casa, Minha Vida; Luz para Todos; Farmácia Popular entre outros.

Contudo, existia uma pressão muito grande dentro do PT para que a pasta ficasse sobre gestão do próprio PT. Já que os programas socias implantados são a marca da gestão petista

A saber, Tebet ganhou muita popularidade e reconhecimento nacional durante a CPI da COVID-19 e é considerada, inclusive por petistas mas principalmente pelo próprio presidente eleito Lula, peça fundamental para a vitória do petista no 2º turno.

Na CPI, a senadora foi uma das protagonistas do enfrentamento da política negacionista do governo Bolsonaro em relação as vacinas e a exposição do esquema de corrupção dentro do Ministério da Saúde, intermediado por pastores amigos de Bolsonaro para a compra das vacinas contra a COVID-19.

Nesse momento Tebet e Lula viajam juntos em um avião particular. Provavelmente quando pousarem o martelo deve estar batido.

Quem é Wellington Dias, ministro do Bolsa Família

Eleito senador em outubro, Wellington Dias, 60 anos, é ex-governador do Piauí e foi um dos coordenadores da campanha vitoriosa de Lula.

Dias, nasceu em Oeiras (PI). Se formou em letras pela Universidade Federal do Piauí UFPI e tem especialização em políticas públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Iniciou a carreira política como vereador em Teresina em 1993. Foi eleito quatro vezes governador do Piauí.

Além disso, já havia diso senador entre 2011 e 2014.

Após ser anunciado como ministro, Dias se pronunciou:

“O desafio é garantir às pessoas não apenas comida e todas necessidades básicas, mas tendo olhar integrado com outras áreas”, disse.

A partir das análises preliminares feitas pela Equipe de Transição, houve uma perda significativa das condições de controle sobre o Auxílio Brasil, a partir do gigantesco aumento de cadastros de famílias de uma só pessoa.

“O presidente Lula quer eficiência. O primeiro olhar é exatamente a revisão desse cadastro nos dois sentidos. Tem alguém ilegal? Então temos que retirar. Tem alguém que está fora? A ordem é não deixar ele ficar para trás, então vamos trabalhar com esse cuidado”, afirmou o novo ministro.

Quer saber mais sobre o novo ministro do Bolsa Família, clique aqui