no , ,

Lula indica Ministro Jovem para a Suprema Corte? Confira!

Lula indica Ministro Jovem para a Suprema Corte? Confira!
Lula indica Ministro Jovem para a Suprema Corte? Confira!

Lula indica Ministro Jovem para a Suprema Corte? Confira tudo o que está acontecendo neste novo governo! Todos sabem que historicamente o STF é composto por pessoas de idade mais avançada. Levando-se em consideração as exigências de um cargo tão prestigiado e exigente. Mas ao que tudo aponta ‘’Lula indica Ministro Jovem’’! Ou tende a indicar de acordo com as estimativas de Nery! 

O presidente Lula já está no seu terceiro mandato, e terá o poder de indicar mais dois ministros para o Supremo Tribunal Federal até o ano de 2026. Pois tanto Lewandowski quanto Rosa Weber serão aposentados ainda neste mandato de Lula.

A professora de direito constitucional, Natuza Nery, afirmou que a próxima indicação de Lula será a mais importante de todo o STF. E que essa escolha poderá mudar o rosto do tribunal em todo o futuro.

“Eu estou imaginando que serão indicados ministros mais novos que terão mandato de alguns bons anos dentro do Supremo Tribunal Federal. Até para poder fazer um contraponto às novas e recentes indicações. Que também são ministros jovens. As quais foram feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro” Afirmou a professora, que acredita em uma nomeação de ministros mais jovens.

Lula vai nomear ministros mais jovens?

Ainda não é possível ter certeza, mas de acordo com o contexto, faria todo sentido. Visto que ministros mais jovens permaneceram na Suprema Corte por mais tempo. E o fato desses ministros permanecerem mais tempo no cargo, certamente garantirá um contato mais próximo com seus nomeadores. 

Ou seja, pensando sobre uma ótica estratégica, é muito mais vantajoso para Lula nomear alguém que permaneça mais tempo do que um membro de idade avançada. Visto que a idade avançada impediria a fixação da nomeação por muito tempo. De modo que facilite que os próximos presidentes do Brasil adquiram a possibilidade de nomear um novo ministro para o cargo. E este cargo certamente é uma das posições mais importantes de todo o ordenamento Estatal brasileiro.