no

Lula Faz Anúncio Surpreendente Sobre O FIES 2023

Lula Faz Anúncio Surpreendente Sobre O FIES 2023.
Lula Faz Anúncio Surpreendente Sobre O FIES 2023.

Agora, o novo presidente anunciou uma grande novidade para o Fundo de Financiamento Estudantil que será ofertado ainda neste ano. Dessa forma, confira como os estudantes podem ser beneficiados.

Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um anúncio animador sobre o FIES. Na pronúncia, Lula retratou que, os valores do Fundo de Financiamento Estudantil não deveriam ser cobrados antes deles finalizarem a graduação no ensino superior.

Isto se dá, pois, conforme constam nas regras, os estudantes deveriam ser cobrados apenas quando estiverem formados. Isso pois já podem conseguir um emprego na área para pagar pelo financiamento.

Pelo ocorrido, Lula realizou este anúncio logo depois que os estudantes que entraram na universidade por meio do Fies reclamaram sobre o pagamento da dívida.

Portanto, veja-se que, os estudantes possuem um débito de cerca de R$ 5 bilhões. Na ocasião, o presidente ainda reforçou a importância que a educação tem para as pessoas.

Boas notícias: Lula faz anúncio surpreendente sobre o FIES 2023

Veja-se que, poderão tentar um financiamento por meio do FIES neste ano aqueles estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2022.

Outrossim, o Fies é um fundo estudantil. Esse garante um auxílio financeiro do Governo Federal, para que assim seja possível financiar as mensalidades de uma instituição de ensino superior privada. Assim, é uma maneira de facilitar o ingresso das pessoas à universidade.

Dessa maneira, o Ministério da Educação (MEC) já divulgou o calendário previsto para o Fies 2023. Então, conforme com MEC, foi necessário antecipar o calendário para houvesse a possibilidade de haver o alinhamento com as datas de processo seletivo das instituições de ensino, tanto as da esfera pública quanto da privada.

Dessa maneira, conforme constam nos dados do Ministério da Educação, as inscrições para o Fies deste no começam no dia 7 de março e vão até o dia 10 do mesmo mês, podendo ou não ser prorrogado, dependendo do sistema e também da quantidade de candidatos.

Confira: Para que serve o Exame Nacional do Ensino Médio?


Deve ser destacado que, o Enem nada mais é do que o maior processo de ingresso em instituições superiores do Brasil e garante o acesso de milhares de estudantes a universidades públicas e privadas de todo o país. Portanto, a prova é aplicada em dois domingos seguidos.

Pelo exposto, as provas contam com cerca de 90 questões nas mais diversas áreas de conhecimento. Além disso, também há a aplicação da redação.

Assim, a prova do Enem conta com um total de 180 questões, o que faz com que o exame seja considerado como um dos mais cansativos aplicados no Brasil

Já por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, o aluno poderá então tentar entrar na universidade fazendo uso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e, também do Fies.

Outrossim, o Fies auxiliará no financiamento para o pagamento da universidade, o ProUni é o meio que garante uma bolsa de, no mínimo, 50%, podendo chegar a 100%. Concernente ao Sisu, este garante a entrada do participante em universidades públicas do país. Para todas as opções, o candidato precisa fazer o Enem.