no , ,

Lula exige que BC que garanta emprego e crescimento do país

Lula exige que BC que garanta emprego e crescimento do país
Lula exige que BC que garanta emprego e crescimento do país

Lula exige que BC garanta emprego e crescimento do país! Diante do conflito entre o presidente da república e o presidente do Banco Central as exigências chegam a um novo patamar! Luiz Inácio Lula da Silva exigiu categoricamente que o Banco Central garanta o crescimento econômico brasileiro frente aos obstáculos dos juros elevados!

Lula cobra a gestão do BC, alegando que os mesmos estão falhando com o controle da inflação nacional e criando empecilhos ao desenvolvimento. O presidente Luiz Inácio Lula afirma que não pretende interferir diretamente no mandato do presidente do Banco Central. Embora tenha agido com rigidez contra o mesmo. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, foi colocado em uma situação de tensão.

Lula cobrou da autoridade monetária que controle a inflação com rigidez, e que estimule o crescimento e também a criação de empregos. 

Durante uma  entrevista à CNN Brasil, o presidente Lula argumentou que o aumento da taxa de juros é perigosa. E que não é o instrumento adequado para o novo e atual contexto econômico. Pois considera que no caso do Brasil a inflação não é resultada por pressões de demanda, mas sim por outros contextos.

Tensão entre Lula e Banco Central

Durante entrevista, Lula afirmou que: “A única coisa que eu realmente quero é que ele (Presidente do Banco Central) cumpra aquilo que está na lei. E cumpra o que aprovou a independência do Banco Central. Ele tem que cuidar da grande inflação, ele tem que cuidar do nosso crescimento, tem que cuidar do emprego”

Lula culpou o Banco Central pelos juros elevados ,criando um grande descompasso entre o presidente e o Banco Central! Para o presidente Lula, a autonomia do Banco Central tem atrapalhado muito o desenvolvimento do país no quesito social e financeiro.

 Na data de 7 de fevereiro, o presidente Lula (PT) criticou o atual índice da taxa básica de juros. O qual levou a taxa SELIC a um percentual de 13,75% ao ano. E ele ainda chegou a exigir que o respectivo presidente do Banco Central se explique para o Congresso Nacional. Isso porque Lula não concordou com a Taxa Selic estar com um valor de 13,75% ao ano. E ainda afirma que isso tudo é culpa do BC. Ao alegar que é resultado da autonomia do BC.