O Bolsa Família foi criado no início do primeiro mandato de Lula como presidente, em 2013. Quando Lula iniciou seu terceiro mandato no cargo, agora em 2023, ele reintroduziu o programa de transferência de renda, que tem desempenhado um papel importante na redução da pobreza no Brasil.
No entanto, o Bolsa Família não esteve em vigor apenas durante o governo de Lula. O programa continuou operando durante os anos em que Dilma Rousseff, Michel Temer e, finalmente, Jair Bolsonaro foram presidentes. Em 2020, o último ex-presidente decidiu transformar o Bolsa Família em Auxílio Brasil.
O Auxílio Brasil não apenas manteve os mesmos beneficiários e cadastrados do Bolsa Família, mas também agregou um número recorde de pessoas. Como foi implementado durante o início da pandemia de Covid-19, ele teve caráter emergencial e beneficiou mais de 21 milhões de famílias brasileiras.
Portanto, quando foi criado, o Bolsa Família tinha 14,5 milhões de famílias cadastradas.
Novas regras para o Bolsa Família 2023
O Bolsa Família, que retornou em 2023, terá mudanças nas regras e no sistema de cadastro, de acordo com declarações do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
As informações sobre quem pode ser beneficiado pelo programa e quais as condições para permanecer cadastrado ainda não foram divulgadas, mas especula-se que regras antigas seja usadas. São elas:
Sobretudo, a exigência e comprovação de que as crianças da família estejam na escola é uma delas, assim como a frequente atualização do cartão de vacina de crianças menores. Para garantir o recebimento do depósito mensal, a família beneficiada que tenha gestante precisa comprovar que o pré-natal está sendo realizado corretamente.
De fato, o valor do benefício permanece o mesmo, R$ 600, com um possível adicional de R$ 150 por criança de até seis anos na família.
Logo então, todos os beneficiários do antigo Auxílio Brasil continuarão a receber o depósito mensal até que as novas regras e condições sejam anunciadas.
Calendário de fevereiro
Dessa forma, veja o calendário oficial do pagamento do Bolsa Família de fevereiro:
- NIS com final 1: 13 de fevereiro
- NIS com final 2: 14 de fevereiro
- NIS com final 3: 15 de fevereiro
- NIS com final 4: 16 de fevereiro
- NIS com final 5: 17 de fevereiro
- NIS com final 6: 22 de fevereiro
- NIS com final 7: 23 de fevereiro
- NIS com final 8: 24 de fevereiro
- NIS com final 9: 27 de fevereiro
- NIS com final 0: 28 de fevereiro