no

LULA definiu pagamentos do VALE GÁS?

LULA definiu pagamentos do VALE GÁS?
LULA definiu pagamentos do VALE GÁS?

Saiba como funcionarão os pagamentos do Vale-Gás neste ano de 2023, bem como o valor e o cronograma disponibilizado aos respectivos beneficiários.

O governo federal é responsável pelo pagamento de diversos benefícios, no que diz respeito a programas elaborados para oferecer apoio financeiro voltado à população mais vulnerável do país. Isso significa que é dever do governo fornecer apoio aos indivíduos de baixa renda.

Os diversos programas oferecidos incluem, portanto, o Vale-Gás. O benefício costuma prever parcelas bimestrais para os cidadãos que fazem parte da folha de pagamento. A ênfase está em garantir o acesso ao botijão de gás de 13kg.

Nesse sentido, há tamanha incerteza sobre o Vale-Gás para 2023, considerando as dúvidas dos beneficiários. No entanto, o novo governo já se opôs ao pagamento do benefício.

Por isso, vale conferir como vai funcionar o Vale-Gás em 2023 e quem pode recebê-lo.

O Vale Gás já possui datas de pagamento confirmados? Saiba quem pode obter ajuda

Veja como funciona o Vale-Gás

Antes de mais nada, é extremamente necessário entender como funciona o pagamento Vale-Gás, bem como quem pode contar com o benefício.

Em primeiro lugar, como já referido, o Vale-Gás visa garantir que os cidadãos tenham acesso a uma botija de gás de 13kg que é utilizada para preparar alimentos.

A criação do programa se deve ao alto custo do cilindro considerando as dificuldades financeiras enfrentadas pela população do país.

Portanto, para se tornar um destinatário, você deve atender a alguns requisitos, a saber:

  • Ter cadastro ativo e atualizado no CadÚnico (Cadastro Único);
  • Renda familiar de até meio salário-mínimo referente a cada membro.

Com isso, é preciso dizer que, ao contrário da maioria dos benefícios do governo, a Vale possui parcelas bimestrais. Isso significa que o pagamento é feito a cada dois meses.

Porém, a grande dúvida está justamente voltada para o valor das parcelas. Isso porque normalmente a Valley costuma pagar apenas 50% do valor de um botijão de gás de 13kg.

No entanto, a Medida Provisória (MP) imposta pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) permitia o repasse de 100% até o mês de dezembro.

Saiba como fica o benefício do Vale-gás em 2023

Como já mencionado, a MP, que garantia o repasse de 100% do valor de um botijão de gás de 13kg, terminou no último mês do ano.

Esse é um ponto que causa mais incerteza entre os beneficiários do Vale-Gás, que temem que o programa volte a pagar apenas metade do gás de cozinha.

Porém, já é possível contar com a nova função do presidente eleito. Para melhor entendimento, Lula já assinou uma nova medida provisória que tende a manter o repasse de 100% do Vale-Gás de cozinha para este ano de 2023.

Portanto, para saber com certeza o valor das parcelas do Vale-Gás, é preciso aguardar a ponderação realizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Isso porque a Agência costuma apresentar ao governo o preço médio das garrafas em todo o país.

Além disso, já é possível contar com o detalhamento do pagamento dos benefícios. Como já mencionado, o Voucher do Vale-Gás é fornecido uma vez a cada dois meses.

Portanto, a cada dois meses. O calendário de benefícios para 2023, portanto, ainda é regido pelo último dígito do NIS (Número de Identificação Social) da seguinte forma:

  • 1: 13 de fevereiro;
  • 2: 14 de fevereiro;
  • 3: 15 de fevereiro;
  • 4: 16 de fevereiro;
  • 5: 17 de fevereiro;
  • 6: 22 de fevereiro;
  • 7: 23 de fevereiro;
  • 8: 24 de fevereiro;
  • 9: 27 de fevereiro;
  • 0: 28 de fevereiro.

Por fim, as demais datas devem seguir o novo calendário do Bolsa Família.