no , ,

LULA Decide Pagar o 14º SALÁRIO? Confira

lula divulga 14º salário?
lula divulga 14º salário?

Como sabemos a situação econômica do país nos últimos anos não foi nada fácil. E como consequência a vulnerabilidade dos aposentados aumentou em 2020, dado o estado de calamidade pública causado pela pandemia. Por conta do forte impacto econômico no país, consequentemente, para atenuar a situação que eles estavam vivendo, o deputado Pompeo de Mattos apresentou uma proposta com o objetivo de ajudá-los financeiramente: 14° salário.

Sobretudo, o projeto de lei nº 4.367, de autoria do deputado, exigia que esse grupo recebesse o adicional salarial do 14° salário por dois anos consecutivos, 2020 e 2021. Apesar desta oferta, não conseguimos obtê-la devido a um problema no seu processamento.

Como seria 14° salário?

O principal objetivo do projeto de lei nasceu no início da pandemia de Covid-19, quando o país passava por uma crise econômica.

Dessa forma, o governo criou o projeto “Renda e Oportunidade” com medidas que visam controlar a propagação da crise. Porém, o uso desse programa não foi eficaz o suficiente para o grupo do INSS.

Logo, o 14° salário é oferecido como salário especial, medidas urgentes. Assim, a ideia é pagar de um salário mínimo (R$ 1.212) até o máximo de dois salários mínimos (R$ 2.424) para pensionistas e aposentados do INSS; pensão por morte; auxílio-doença ou invalidez temporária, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

O 14° salário será pago em 2023?

Infelizmente, desde o dia 21 de junho, o projeto não teve nenhuma mudança. Desse modo, o projeto ainda aguarda a constituição de uma comissão interina para reavaliá-lo.

Nesse sentindo, ainda falta a aprovação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania; Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa; Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, além do Senado Federal e Presidência da República.

Em consequência, não deu tempo de pagar em 2022, mas há uma grande expectativa de pagar em 2023. Ainda mais com a reeleição de Pompeo de Mattos como deputado, o 14° salário voltará a ser debatido.

Quem tem direito ao 14º salário do INSS?

De fato, terá direito ao abono extraordinário do INSS os segurados que recebem o 13º da autarquia anualmente, que incluindo os seguintes benefícios:

  • Aposentadoria;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Pensão por morte.

Dessa forma, não têm direito ao abono aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pois estes não possuem direito ao 13º salário, já que se trata de um benefício assistencial.