no , ,

Lula culpa o Banco Central pelos juros altos!

Lula culpa o Banco Central pelos juros altos!
Lula culpa o Banco Central pelos juros altos!

Lula culpa o Banco Central pelos juros altos, entenda o motivo do descompasso entre o presidente e o Banco Central! Para o presidente Lula do PT, a autonomia do Banco Central tem atrapalhado muito o desenvolvimento do Brasil no quesito social e financeiro. Confira a declaração polêmica!

 Na data de 7 de fevereiro de 2023, o presidente Lula (PT) criticou severamente o atual índice da taxa básica de juros. O qual levou a SELIC a um percentual de 13,75% ao ano. E ainda chegou a exigir que o respectivo presidente do Banco Central se explique para o Congresso Nacional. Isso porque Lula não concorda com a Selic com valor de 13,75% ao ano. E ainda afirma que isso tudo é culpa do BC. Ao alegar que é resultado da autonomia do BC.

Lula ainda declarou que o presidente do Banco Central, Campos Neto, tem muito mais responsabilidade que o próprio ex-mandatário do órgão, Henrique Meirelles. Conforme o presidente, “agora a culpa é toda do Banco Central, pois o presidente não pode trocar o Banco Central. E é apenas o Senado que pode mexer ou não”.

Assim, Lula alega que não há justificativa para a Selic estar no valor 13,75% ao ano. Além disso, o presidente também afirma ser cultural o fato do Brasil “viver com juros altos”. E o Copom também criticou o governo, afirmando que uma política fiscal de formato expansionista pode pressionar ainda mais as metas de inflação. Ou seja, se ampliarem o teto de gastos haverá ainda mais chances de aumentar a inflação e os juros.

Para Lula a inflação não pode ser tão alta

Durante sua fala, Lula alegou sobre a dificuldade de fazer o país crescer devido a taxa de juros de 13,75%. Para Lula, o país só terá uma economia mais sólida caso os juros fossem mais acessíveis pela parte dos investidores brasileiros.

Apesar de ter evitado maior confusão com o Banco Central, Lula ainda pediu uma vigilância intensa dos senadores e também dos ministros da Fazenda e Planejamento e Orçamento. 

Há uma grande preocupação de Lula com os juros altos do respectivo Banco Central além da previsão do FMI de baixo crescimento para 2023.  Lula alegou que “Nosso país precisa atualizar essa relação de trabalho e capital, inclusive com essas empresas que fazem trabalho de prestação de serviço, essas empresas de aplicativos”

Para finalizar, o presidente Lula relatou que as justificativas apresentadas pelo (Copom) são incoerentes e vergonhosas: “É só ver a própria carta do Copom para a gente saber que é uma vergonha esse aumento dos juros. E a explicação sem sentido que eles deram para a sociedade brasileira”, alegou Lula.