no , ,

Lula cobra ministro que explique estrada para suas fazendas

Lula cobra ministro que explique estrada para fazendas
Lula cobra ministro que explique estrada para fazendas

Após a revelação que Juscelino Filho (União Brasil), nomeado Ministro das Comunicações do governo, teria utilizado recursos do famigerado orçamento secreto para asfaltar uma estrada que leva a fazendas de sua família, o presidente Lula (PT) cobrou que seu ministro dê explicações sobre a questão.

Assim, Lula informou na quinta-feira, 16, que determinou que Juscelino apresente as justificativas sobre as denúncias da portal Estadão.

A saber, durante o período da construção da estrada, o atual ministro era deputado federal afilado ado Democratas.

Lula estava nos Estados Unidos à época da denúncia e transmitiu a determinação através do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, para que repassasse a determinação a Juscelino.

“Quando saiu a denúncia do ministro Juscelino eu liguei para o Padilha, eu estava nos Estados Unidos, e falei: ‘Padilha, eu quero que você converse com Juscelino. Eu quero que você ouça a explicação dele, porque ele tem que se explicar corretamente para os meios de comunicação’.

E vai ser assim que vai acontecer com todas as denúncias”, disse, em entrevista à CNN.

Ao ser perguntado sobre o caso e sobre denúncias do tipo envolvendo membros do governo, Lula comentou que:

 “Se a pessoa tiver culpa, a pessoa simplesmente sairá do governo”, declarou.

De acordo com o presidente, uma eventual demissão de ministros será feita através de uma “análise interna” de cada caso pela Controladoria-Geral da União (CGU).

“Nós vamos ver internamente, através da CGU, para saber se tem procedência a denúncia. Se tiver procedência a denúncia, o ministro será afastado. Se não tiver procedência, segundo a CGU, vamos dizer que não tem procedência”, declarou.

O que disse o ministro Juscelino como resposta a Lula

Todavia, Padilha disse que não há motivos para duvidar da conduta de Juscelino, que afirmou que a estrada não chega as suas fazendas.

Entretanto, não foi isso que a denúncia mostrou, visto que a via de 19 km que está para ser pavimentada passa por dentro de oito fazendas de Juscelino e pessoas da sua família.

Aliás, a estrada passa bem em frente a uma pista de pouso privada construída por Juscelino em uma de suas propriedades.

Outra denuncia trazida pelo portal, foi sobre apresentação de dados falsos a Justiça Eleitoral para justificar gastos de R$ 385 mil com voos de helicóptero.

Para se ter uma ideia, entre os passageiros estavam pessoas que nada tinham a ver com a campanha eleitoral, inclusive uma criança.

A lista de passageiros tinha pessoas sem ligação com a campanha e até uma criança.

E de acordo com a versão apresentada por Juscelino e corroborada por Padilha sobre a lista de passageiros, na verdade houve um erro da empresa de aérea.

Para mais notícias sobre o governo Lula, clique aqui.