no ,

Lula Autoriza MUDANÇAS Para Os Profissionais Da Saúde; Confira

Lula Autoriza MUDANÇAS Para Os Profissionais Da Saúde;.
Lula Autoriza MUDANÇAS Para Os Profissionais Da Saúde.

Confira como se darão as novas mudanças para os profissionais da saúde, conforme novo Governo Lula.

Já nesta última sexta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já sancionou um novo projeto de lei no Palácio do Planalto.

O projeto de lei requer que, os agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde como profissionais de saúde.

Dessa forma, vê-se que, alguns profissionais que atuam diretamente, para a preservação da saúde das pessoas, antes dessa lei não eram considerados “profissionais da saúde”. Agora, serão considerados pessoas que trabalhavam com saúde, ou seja, esses servidores não tinham os mesmos direitos assegurados aos profissionais da área da saúde.

Já concernente a alteração, esses profissionais agora vão poder agregar cargos públicos. Então, vão contar com melhores condições de trabalho e também vão contar com mais segurança.

Portanto, diversos benefícios, estes que anteriormente eram destinados apenas aos profissionais que eram considerados do setor de saúde como insalubridade, recebimento de adicionais, entre outras vantagens, os agentes também vão receber.

Já aos que atuam como agentes comunitários de saúde, estes ficaram com o projeto que foi aprovado, pois, mesmo que sejam profissionais da saúde, em muitas situações tiveram de ouvir um não, e perderam muitas oportunidades, por não carregarem o título de profissionais da saúde.

Um exemplo a ser dado é da Hermelina Pereira Canxangá, uma agente comunitária de saúde do Distrito Federal. A mesmo relatou que ficou muito emocionada, porque anteriormente eram considerados trabalhadores da saúde e não profissionais.

Conforme a Ministra, eles não tinham nem o adicional de insalubridade, e eram prejudicados em várias questões. Com a mudança, não é só um título a ser mudado

Entenda a relevância do trabalho dos agentes que atuam combatendo endemias


Deve ser entendido que, inúmeras doenças aparecem em determinadas regiões em específicas. Um exemplo a ser dado é a dengue, na qual afeta mais indivíduos da região Centro-Oeste.

Diante disso, o papel dos agentes de saúde é de extrema importância. Esse incentiva, bem como auxiliar as pessoas a cuidarem da saúde, pois muitos indivíduos conservam atitudes que podem ser danosas e não sabem.

Ademais, diversas pessoas por exemplo cultivam água parada, entulho no quintal, acumulam lixo, lonas, pneus, entre outros descuidos, que podem prejudicar a saúde de várias formas.

Portanto, os agentes comunitários e os agentes de combate às endemias exercem papéis importantes
No Brasil, há cerca de 265 mil agentes comunitários, que trabalham na prevenção de doenças e no impulsionamento da saúde com movimentos comunitários, domiciliares, coletivos e também individuais.

Por fim, destaca-se que, além dos agentes comunitários, existem aproximadamente 61 mil profissionais que atuam no combate às endemias que trabalham observando, prevenindo e controlando doenças.