O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu na 5°feira, 30 de março, a visita do troféu da Copa do Mundo Feminina 2023, que será realizada na Nova Zelândia e na Austrália.
Lula aproveitou a evento no Palácio do Alvorada para assinar o decreto que criou o programa de Estratégia Nacional para o Futebol Feminino (ENFM).
O objetivo é colocar o Brasil à disposição da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), para colocar o país como possível sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027.
Quem também esteve presente no evento ao lado de Lula foi a ministra do Esporte, Ana Moser
De acordo com a ministra, o decreto aponta as diretrizes sobre o direito ao esporte pelas mulheres, promove o prazer pela prática esportiva e o respeito à maternidade das atletas.
Outra diretriz determinada pelo ENFM a responsabilidade do Ministério do Esporte de elaborar um diagnóstico, em até 120 dias, sobre a situação atual do futebol feminino no Brasil.
Além disso, também deve criar um Plano de Ações até 2025 para a implantação das medidas que foram assinadas.
O governo brasileiro afirmou no início desta semana que apresentará à Fifa a candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo feminina de 2027.
Lula cria Estratégia Nacional para o Futebol Feminino
A medida que criou a ENFM publicada nesta 6ª feira, 31, no Diário Oficial da União.
Quem também esteve presente no evento foi o presidente da CBF, Ednaldo Gomes, e os embaixadores no Brasil da Austrália e da Nova Zelândia, países que vão sediar o mundial feminino.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o secretário municipal de Esporte do Rio, Guilherme Nogueira Schleder, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, representantes da Fifa, além de algumas jogadoras também estiveram presentes
Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023
O Brasil está no grupo F da Copa, junto com Jamaica, França e Panamá.
A Copa de 2023, um parceria entre Nova Zelândia e Austrália, será a 9ª edição da Copa do Mundo de Futebol Feminina.
A saber, o torneio começa no dia 20 de julho e vai até 20 de agosto, com 32 seleções disputando a taça mundial.
O Brasil tenta o seu primeiro título mundial, no que muito provavelmente será a última Copa da nossa grande craque, Marta.
Presidente aparece em publico pela primeira vez após pneumonia
Ademais, o evento de apresentação da taça do Copa do Mundo foi a primeira aparição pública de Lula após o diagnóstico de pneumonia.
Durante sua fala, Lula disse que:
“O futebol feminino avançou muito. Eu acompanho qualquer futebol, porque gosto de futebol. O futebol feminino teve uma evolução extraordinária. Eu conheço nossa técnica [Pia Sundhage], já conversei com ela, uma pessoa preparada, motivada e acredita que podemos chegar lá. O governo está à disposição da CBF para fazer o que for necessário para trazer a Copa do Mundo feminina para o Brasil em 2027”
“Quem sabe seja possível trazer a seleção para tentar trazer uma pelada aqui, eu também posso jogar. Eu fui bom de bola”, concluiu.
Por fim, para mais notícias sobre o governo Lula, clique aqui.