no ,

Lula Anunciou Boas Novidades do Minha Casa Minha Vida

Lula Anunciou Boas Novidades do Minha Casa Minha Vida
Lula Anunciou Boas Novidades do Minha Casa Minha Vida

O presidente Lula visitará o Nordeste pela primeira vez na próxima sexta-feira (20/01) uma vez que a agenda baiana conta com o relançamento do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que deverá abrir quatro mil unidades. O local será Feira de Santana, segunda maior cidade do estado. Como o governo Dilma fez nessas cerimônias, o programa será lançado simultaneamente em coordenação com outros municípios.

O Minha Casa, Minha Vida, que marca as primeiras imagens da posse do novo governo, começou com o pedido de Lula aos ministros. Isso ocorreu ainda na primeira semana do ano, para que duas dessas pautas obtivessem finalização em no máximo 14 dias.

Um levantamento de dados do Tribunal de Contas da União mostrou que Lula herdou mais de 8.674 paralisações, sendo a Bahia o segundo estado com mais casos desse tipo depois do Maranhão, totalizando 807 do tipo, segundo o TCU.

Lula traz mudanças ao programa Minha Casa Minha Vida

O governo federal é responsável por fornecer vários benefícios assistenciais aos brasileiros. Assim, o programa Minha Casa Minha Vida, que teve sua criação em 2009 pelo atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, está de volta. Desta trazendo novas possibilidades.

As novas propostas de Lula tendem a proporcionar melhores condições para toda a população, inclusive indo além do Minha Casa Minha Vida e retomando programas oferecidos durante seu governo. Nesse sentido, o ministro Jader Filho disse que já existe um valor separado para continuar as obras. Isso porque o programa foi descontinuado na gestão anterior. Segundo Jader, será possível retomar a construção de mais de 5 mil residências. Então, a meta é concluir o processo e dar moradia para milhões de brasileiros.

Outro ponto importante está relacionado ao financiamento do Minha Casa Minha Vida. Recentemente, o governo aprovou um novo modelo utilizando o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Se trata do FGTS do futuro, permitindo que os trabalhadores usem o fundo para financiar a casa própria. Pelas regras do novo modelo, os trabalhadores poderão delegar o valor dos recursos, aplicando no imóvel. Então, para fazer parte desse modelo, você deve ganhar no máximo R$ 4.400.

De modo geral, o objetivo do programa é proporcionar melhores condições para os brasileiros terem acesso à compra do seu próprio imóvel. Isso porque a casa própria é o sonho da maioria dos cidadãos. Contudo, além dos altos custos que o tornam possível, existem critérios e barreiras à possibilidade de financiamento que acabam por inviabilizar essa possibilidade para muitos cidadãos.