no , , ,

Lula anuncia mais 16 ministros e ministras

Lula anuncia mais 16 ministros e ministras
Lula anuncia mais 16 ministros e ministras

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nessa quinta-feira,12, na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, os nomes de mais 16 ministros e ministras que faram parte do seu futuro governo.

Dessa forma, os 16 ministros e ministras anunciados juntam-se aos outros 6 nomes já anunciados pelo presidente Lula no dia 09 de dezembro. Assim, um total de 37 ministérios, 21 ministros(a) foram anunciados até o momento.

“…então na semana que vem terminaremos de escolher os ministros. (…) portanto, quem tem expectativa, não perca a expectativa, porque tudo pode acontecer nesses próximos dias”, disse Lula.

Ministros e Ministras anunciados 22/12/2022

Alexandre Padilha para Relações Institucionais;

Márcio Macêdo para Secretaria-Geral;

Jorge Messias para Advocacia-Geral da União;

Nísia Trindade para Saúde;

Camilo Santana para Educação;

Esther Dweck para Gestão;

Márcio França para Portos e Aeroportos;

Luciana Santos para Ciência e Tecnologia;

Cida Gonçalves para Mulheres;

Wellington Dias para Desenvolvimento Social;

Margareth Menezes para Cultura que já havia sido anunciada;

Luiz Marinho para Trabalho;

Anielle Franco para Igualdade Racial;

Silvio Almeida para Direitos Humanos;

Geraldo Alckmin para Indústria e Comércio;

Primeiros Ministros anunciados – Dia 09/12

– Fernando Haddad, Ministro da Fazenda,

– Flávio Dino, Ministro da Justiça,

– José Múcio, Monteiro, Ministro da Defesa

– Margareth Menezes, Ministra da Cultura,

– Mauro Vieira, Ministro das Relações Exteriores

– Rui Costa, Ministro da Casa Civil.

– Vinícius Marques de Carvalho para Controladoria-Geral da União.

Aliás, de muito bom humor e acompanhado pela presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffman, Lula anuncio os novos e novas ministeriáveis, mas se equivocou ao dizer que faltavam apenas 13 nome para serem anunciados.

Quando na verdade são 16 nomes que falta, já que segundo o futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, 37 ministérios na gestão do governo Lula.

“Nós estamos tentando fazer um governo que represente, no máximo que a gente puder, as forças políticas que participaram conosco da campanha”, afirmou Lula.

Aumento de ministérios

Durante a reunião do conselho político da equipe de transição do novo governo, realizada no último dia 20, terça-feira, foi decidido que o governo Lula 3 terá 37 ministérios.

A saber, quem deu a informação foi o futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa e confirmada hoje pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Contudo, há alguns dias, Costa já havia dado pista sobre a quantidade de ministérios.

“Como vamos transformar 23 em 37? Estamos usando a criatividade e inovando. As áreas meio serão unificadas, áreas comuns para vários ministérios. Hoje o Ministério da Economia desmembra em Industria e Planejamento, mas é mesma área. Racionaliza o gasto, com mesma equipe”, disse Rui Costa.

Uma das principais questões levantas pelos analistas políticos é com relação ao inchaço do orçamento por conta da quantidade de cargos que tantos ministérios assim iriam gerar.

Mas segundo a senadora Eliziane Gama (Cidadania), “não haverá aumento na quantidade de cargos, mas sim uma descentralização”.

Por fim, o governado da Bahia e futuro ministro Rui Costa disse que os únicos cargos foram os dos ministros.

“ Conforme determinação do presidente da República, isso está sendo feito sem haver ampliação de cargos. Como diz o ditado: ‘é fritar o porco com a própria banha’. E, portanto, nós vamos buscar melhorar a representatividade através dos ministérios, com o simbolismo dos diversos segmentos que querem se ver representados no governo, sem com isso implicar em aumento do gasto público, mas focando e melhorando a gestão pública. Assim, a ideia central é repetir o que a gente está chamando de Lula dois, que seria a estrutura do segundo governo de Lula que se encerrou em 2010”, explicou Rui Castro.