no , , , ,

Lucro do FGTS para APOSENTADOS. O que você precisa saber antes de SACAR!

Lucro do FGTS para APOSENTADOS
Lucro do FGTS para APOSENTADOS

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um recurso que todos os trabalhadores e trabalhadoras, inclusive aposentados, que trabalharam de carteira assinada, tem direito e muito em breve, um grande número desses trabalhadores vai receber uma parte do lucro desse benefício.

É isso mesmo que você leu, até mesmo os aposentados tem direito a receber uma parte do lucro do FGTS.

E essa é uma excelente notícia não somente para os aposentados(a), mas para milhões de trabalhadores(a) que foram pegos de surpresa com esse pagamento.

Portanto, a seguir vamos conhecer melhor os detalhes do Lucro do FGTS e de como os aposentados podem fazer para também receberem a sua parte.

Entenda a distribuição de lucros do FGTS, inclusive para aposentados

A divisão do Lucro do FGTS com os trabalhadores começou em 2017, ou seja, é uma medida relativamente nova.

O anúncio foi feito pela Caixa Econômica Federal e surpreendeu milhões de trabalhadores(a) com a notícia que poderiam receber parte do Lucro do FGTS

Contudo, por incrível que pareça, milhões de trabalhadores e aposentados não têm a menor ideia de que têm direito a receber esses valores.

Agora, sobre a origem do Lucro do FGTS, é muito simples de explicar.

O dinheiro do FGTS fica guardado em conta até que o trabalhador resgate os valores, que só podem ser acessados em situações especificas.

Portanto, com o dinheiro “parado” na conta, a Caixa Econômica “empresta” parte dessa quantia para financiar projetos de habitação, assim como de saneamento e infraestrutura.

Obviamente que esse empréstimo que a Caixa faz, com o dinheiro do trabalhador, possui um juros que gera um lucro ao FGTS.

Parte desse lucro volta para o trabalhador, como dissemos anteriormente, desde 2017.

Todos os trabalhadores que tenham contam no FGTS com saldo positivo até o dia 31 de dezembro de 2022, têm direito a receber uma parte dos rendimentos do FGTS.

E onde os segurados do INSS entram nessa questão?

Para ser segurado do INSS e ter direito a todos os benefícios da autarquia, inclusive a se aposentar, o trabalhador precisar cumprir um período mínimo de contribuições à Previdência Social.

Dessa forma, todos os trabalhadores têm direito ao FGTS, inclusive os aposentados.

Contudo, com já foi dito, para ter direito ao Lucro do FGTS é preciso possuir saldo na conta do Fundo até o dia 31 de dezembro de 2022.

Acontece que geralmente, logo após o trabalhador de aposentar, ele retira todo o dinheiro que possui no seu Fundo de Garantia.

Ou seja, se isso acontecer e o aposentado não tiver dinheiro na conta do FGTS, ele não terá direito a receber parte do Lucro.

Ademais, nos casos onde mesmo aposentado, a pessoa continue com um vínculo empregatício, ela também tem direito a receber, visto que as contribuições ao Fundo também continuaram.

Os depósitos começaram a ser feitos na quinta-feira, dia 27 de julho e seguem até o dia 31 de agosto.

Por fim, para mais notícias sobre o Fundo de Garantia e outros direitos trabalhistas, clique aqui.