no , ,

Leis de trânsito: Saiba o que mudou e que você deve ficar atento

Leis de trânsito: Saiba o que mudou e que você deve ficar atento
Leis de trânsito: Saiba o que mudou e que você deve ficar atento

                No último ano tivemos diversas alterações nas leis de trânsito, que podem virar um grande problema para os desavisados. Dentre elas, a alteração na gravidade das infrações, novas proibições, regras alteradas… Portanto, trouxemos alguns pontos muito importantes ao qual você deve se ater para evitar receber multas e até mesmo sofrer ou causar acidentes. Veja a seguir.

A nova CNH: O que muda nas leis?

                A CNH está de cara nova, agora com um visual mais moderno, também possui novos itens para ajudar a evitar fraudes. Emitida em todo o país, no entanto, não se preocupe com isso, pois, as regras continuam a ser as mesmas.

                O prazo de validade continua sendo de 10 anos para quem tem até os seus 49 anos. Cinco anos para quem possui entre 50 e 69 anos e também 3 anos para quem tem 70 anos ou mais.

Sobre infrações nas leis de trânsito

                Uma das mais novas infrações está relacionada a ciclovia ou ciclofaixa. Portanto, é proibido e multado estacionar sobre ciclovias e ciclofaixa, cinco pontos na CNH e R$ 195,23. Além disso, ainda sobre o assunto, a multa, que antes era considerada grave, por redução de velocidade ao passar por ciclistas, tornou-se gravíssima.

O limite de pontos por infrações

                O Limite de pontos da CNH também passou por mudanças, agora existe a suspensão que pode acontecer com 20 pontos na carteira, ou seja, por duas infrações gravíssimas no período de 12 meses. Também pode acontecer a suspensão com 30 pontos, quando há uma infração gravíssima em 12 meses. E com 40 pontos, quando não há infração gravíssima em 12 meses.

Leis de trânsito para os baixinhos

                Uma regra que, convenhamos, era obvia que deveria ser alterada, diz respeito a cadeirinhas para crianças. Agora, não é apenas a idade que conta, mas também a altura, com a alteração, crianças com menos de 10 anos e menos de 1,45 de altura, devem usar cadeirinha no banco de trás.

Leis de trânsito: Você pode recorrer

                Por outro lado, caso você não tenha gostado das alterações, saiba que o prazo para fazer a contestação aumentou, o que antes era de 15 dias, agora foi para 30. Além disso, enquanto estiver recorrendo, a multa em si, ficara suspensa nesse período, facilitando a vida do condutor.

                Agora, boa sorte! As alterações são bem simples e, ciente delas, você consegue evitar grandes dores de cabeça, além de saber como recorrer e exigir seus direitos, se for necessário.