no , ,

Justiça decreta falência de grande loja brasileira! Urgente!

Justiça decreta falência de grande loja brasileira! Urgente!
Justiça decreta falência de grande loja brasileira! Urgente!

A justiça decreta falência de uma grande loja brasileira! A situação é de urgência e deixa milhares de brasileiros chocados com a informação inesperada! Nesta última quinta-feira, dia 9 de fevereiro do ano de 2023, a Justiça de São Paulo decretou o triste fim da grande Livraria Cultura. A qual era uma das principais referências entre livrarias em todo o país. A falência da loja ocorreu devido ao fato de não terem cumprido o plano de recuperação judicial.

Vale ressaltar que a Livraria Cultura teve seu plano de recuperação judicial aprovado no início, mas já passaram quatro anos. E a Segunda Vara de Falências e Recuperações Judiciais, foi a responsável por dar este aval à empresa.

Porém, em 2021, a empresa solicitou à Justiça o aval sobre um novo projeto de recuperação. E desde este momento, uma série de descumprimentos ocorreram em relação ao combinado. O que ocasionou a falência do grupo.

Motivos que levaram a falência da Livraria Cultura

A princípio, o plano de recuperação judicial da Livraria Cultura apontava que a respectiva dívida do grupo estava na casa dos R$ 280 milhões de reais. Conforme a companhia, alguns motivos levaram a este cenário adverso que o grupo vinha enfrentando.

Portanto, ao considerar esse contexto, a empresa argumentou que desde o ano de 2014, sofria com a redução do mercado editorial. Ou seja, houve uma queda na demanda por livros. E a crise econômica enfrentada pelo Brasil intensificou a situação. Desse modo, a empresa destaca esses problemas como os motivos maiores e principais.

Hoje, o grupo possui duas livrarias, uma delas está localizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e a outra em São Paulo. A última está localizada no Conjunto Nacional, na famosa Avenida Paulista. E ela é reconhecida como uma das principais livrarias de todo o Brasil.

Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho é o juiz do caso. E ele alegou que alguns desacordos, afetaram a recuperação judicial de 2021. E isso ocasionou a falência da empresa. Situação a qual resulta em uma triste notícia para todos os brasileiros que são amantes da cultura e dos livros. É com grande tristeza que muitos leitores recebem o comunicado oficial.