no ,

Janja, A Primeira-Dama, Ganha Salário? Confira

Janja, A Primeira-Dama, Ganha Salário? Confira.
Janja, A Primeira-Dama, Ganha Salário? Confira.

A pergunta que está repercutindo as redes sociais é: uma primeira-dama, como Janja, tem direito ou não a um salário? Confira

Tomando posse ainda nesta semana, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve acompanhado da primeira-dama, Rosângela Silva, popularmente conhecida como Janja.

No entanto, Janja tem se destacado desde antes da campanha do marido. Dessa forma, conheça acerca da primeira-dama e veja se ela recebe ou não salário.

Quem é Janja? O que faz?

Verifica-se que a primeira dama é socióloga, bem como filiada ao Partido Trabalhista desde os 17 anos. Ela tem 56 anos e se casou com Lula em 2022.

Muito aliada ao movimento feminista, ela evita a alcunha de “primeira-dama” , uma vez em que entende que “dama” remete à mulher do lar. Janja se considera mulher de luta e quer mostrar isso na prática.

Mesmo não gostando do título, Janja é primeira-dama do Brasil. E, desde quando Lula ainda estava preso, já teve uma grande participação na vida do presidente.

Vale lembrar que Janja é natural do Paraná e viveu a infância em Curitiba, onde foi professora universitária, assim como anos depois trabalhou na usina hidrelétrica Itaipu Binacional. Rosangela foi uma das organizadoras da vigília em frente à Polícia Federal em Curitiba, quando Lula foi preso.

Frisa-se que, o relacionamento entre eles começou em 2017, depois da morte de Marisa Letícia, primeira mulher de Lula. Mas Janja e o presidente se casaram em 2022, em São Paulo. Anteriormente, a esposa de Lula vinha participando ativamente nas ações políticas.

A primeira dama ganha muito destaque para a militância pelos direitos dos animais e equidade de gênero. Concernente a isso, em entrevistas concedidas à imprensa, Janja tem falado muito a respeito dos planos de dar um novo significado para o título e garante que irá atuar ativamente no combate à fome e na defesa das mulheres.

O posto de primeira-dama concede salário ou não?


Mesmo com muita importância política, vale destacar que não se trata de um cargo renumerado, uma vez em que o pagamento não está previsto na Constituição Federal.

Por isso, Janja não tem função pública, até mesmo porque não foi eleita pelo povo. Pelo ocorrido, não tem direito a salário. Mas nada a impede que ela participe ativamente de projetos e ações de apoio à sociedade.

Já concernente à posse de Lula, anteriormente, a socióloga reforçou o desejo de que Lula suba a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Resistência, a vira-lata que o casal adotou. A cadela passou os 580 em que Lula foi preso na frente da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.