no , , ,

Já recebeu sugestões do Facebook e Instagram que não segue?

recebeu sugestões e quem não segue?
recebeu sugestões e quem não segue?

A Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e outras plataformas, tem adotado uma estratégia de “social discovery”. O termo utilizado pelo presidente-executivo Mark Zuckerberg para descrever o novo foco das plataformas. A mudança é evidente em diversas áreas, como na oferta de recursos de interação social e na criação de novas ferramentas e novos conteúdos.

Geralmente recebemos sugestões de redes sociais, nesse sentido o conteúdo é do nosso interesse. Então o que pode estar acontecendo?

“O Facebook e o Instagram estão deixando de ser organizados apenas em torno de pessoas e contas que você segue para mostrar cada vez mais conteúdo relevante recomendado por nossos sistemas de inteligência artificial”, conforme Zuckerberg.

O diretor do Facebook, Tom Alison, comentou a mudança em direção ao “social discovery”:

“Vamos ser mais do que algo sobre amigos”, afirmou Alison. Segundo ele, a ideia é que o Facebook seja capaz de te conectar com “as pessoas que você conhece, as pessoas que você quer conhecer e as pessoas que você deveria conhecer“.

“E muito disso é respondendo às tendências que estamos vendo com os mais jovens e garantindo que o Facebook seja capaz de atender às suas necessidades”, pontuou.

No mês de dezembro de 2022, a plataforma do Facebook alcançou a impressionante marca de 2 bilhões de usuários ativos diários. Todavia a Meta não divulgou dados precisos sobre o Instagram. A família de aplicativos da empresa, que inclui o Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp, alcançou 2,96 bilhões de usuários diários ativos no mesmo período.

Como funcionam as recomendações no TikTok:

O Facebook e o Instagram têm usado algoritmos para priorizar as postagens mais atraentes no feed dos usuários há anos. No entanto, após o crescimento de concorrentes, ambas as plataformas começaram a mostrar também conteúdos de contas que não são seguidas pelo usuário.

Contudo o aplicativo chinês, desenvolvido pela ByteDance, tem como destaque em sua página principal uma seleção de vídeos populares, geralmente de contas não seguidas pelos usuários.

Para Tom Alison, do Facebook, o TikTok se saiu bem ao mostrar para o mundo “como combinar um formato mais envolvente, que é o vídeo curto, com recomendações avançadas de inteligência artificial”.

Tom Alison

“o TikTok está querendo ser mais social como o Facebook”.

O executivo citou como prova dessas mudanças no comportamento dos usuários as tentativas do TikTok de incentivar a conexão entre amigos. Seja como for, compartilhar vídeos e enviar mensagens.

De acordo com o executivo, evidências disso são as iniciativas do TikTok para aumentar a interação dos usuários com amigos, por meio do compartilhamento de vídeos e do envio de mensagens.