no ,

IPVA: O boleto não chegou em minha casa, e agora?

IPVA: O boleto não chegou em minha casa, e agora?
IPVA: O boleto não chegou em minha casa, e agora?

Primeiramente, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das obrigações de todo proprietário de veículos no Brasil. E por ser tratar de um imposto estadual, com unidades federativas e o Distrito Federal especificam muitos detalhes, como a data de pagamento e valor que será pago.

Atualmente, para você ter acesso ao boleto do IPVA não é mais preciso esperar que o documento chegue até o seu endereço. E os cidadãos interessados podem consultá-lo 100% online de forma bem simples.

Para a pessoa poder acessa-lo, deve entrar no site oficial do Detran de seu estado, e clicar na aba “IPVA”. Lá é possível verificar o documento com o valor a ser pago. Caso você não encontre tal opção, você precisa procurar o nome deste imposto na barra de buscas do site.

Formas de pagar o IPVA

Como dito acima, o pagamento do imposto é determinado por cada estado, e isto pode variar em cada região do país. Entretanto, a maioria dos estados oferecem a possibilidade de quitar a conta à vista, que na maioria das vezes oferece um desconto, e parcelado, tem acréscimo de juros.

Depois que a pessoa decide a forma de pagamento, basta realizar a transação, que pode ser feita através de lotéricas, bancos e obviamente por aplicativo de instituições financeiras.

Valor do imposto

Antes de mais nada, o valor do IPVA é um grande fator que varia dependendo do estado. Porque o cálculo leva em conta o valor de mercado do veículo e alíquota estabelecida pela unidade federativa.

Significando que, quando tem a taxa do estado em mãos, só multiplicá-la pelo valor de mercado do veículo, e terá o valor deste imposto.

O que pode acontecer se eu atrasar o pagamento?

Por fim, atrasar o pagamento do IPVA não é uma boa opção, porque a cada dia é somado uma multa de 0,33% ao valor original do boleto. Fora juros que são adicionados até que esta dívida seja totalmente quitada.