O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana ou Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto previsto na Constituição Federal, mas de competência municipal e do Distrito Federal.
Sendo seus contribuintes pessoas físicas ou jurídicas que tenham propriedade ou domínio útil a posse de propriedade.
Aliás, o IPTU referente ao ano de 2023 já está disponível para consultado e pagamento.
IPTU 2023 já está disponível para consulta
A saber, o IPTU é um imposto anual e municipal, que começa ser cobrado todo início de ano.
Alguns impostos, como o IPTU e o IPVA, apesar de poder serem pagos de forma parcelada, são impostos anuais, de que podem ser pagos em uma única parcela, com descontos.
Entretanto, para quem paga o IPTU em parcela única, tem um desconto que varia entre 4% e 6%, a depender do município.
De acordo com a lei, todas as pessoas que possuem imóvel em seu nome, seja residencial ou comercial ou qualquer outro tipo de construção, deve pagar o IPTU.
Obviamente que o atraso no pagamento do imposto gera multas e juros, que acabam encarecendo ainda mais a conta.
Assim como o acumulo de anuidades atrasadas pode gerar uma ação judicial da prefeitura e até mesmo a perder do imóvel. p
Primeiramente, para consultar o seu IPTU entre no portal da prefeitura da cidade onde você tem o imóvel.
Por se tratar justamente do período de pagamento do imposto, é comum nos próprios portais tenham anúncios e banners orientando para sobre o pagamento do imposto.
Pronto, agora para consultar o vencimento e valor do IPTU do seu imóvel, basta ter o número da inscrição municipal do imóvel.
No entanto, no site de algumas prefeituras a consulta pode ser feita simplesmente pelo endereço do imóvel.
Assim, é só gerar o boleto, que você pode imprimir ou fazer o download.
Por fim, o pagamento pode ser realizado em qualquer agência lotérica ou banco físico ou mesmo digital, através do aplicativo.
Como consultar o IPTU pelo CPF?
A saber, algumas prefeituras permitem a consulta do IPTU através do número do CPF do proprietário(a) do imóvel.
Contudo, alguns municípios, não todos, oferecem a possibilidade. Entretanto, caso a pessoa não encontre essa opção de imediato, o indicado é que a pessoa realize uma pesquisa pelo site do município para descobrir se há essa opção.
Por exemplo, na cidade de São Paulo, a orientação para o cidadão que pretende consultar o ITPU pelo CPF, é ele acessar o site da prefeitura (prefeitura.sp.gov.br) ou mesmo pelo telefone.
Contudo, no Distrito Federal há uma página específica do portal (receita.fazenda.df.gov.br) para a consultar do IPTU via CPF.
Entretanto nos casos de municípios pequenos, o mais indicado é o cidadão ligar ou procurar diretamente a prefeitura local ou o órgão responsável.
Assim, é possível saber quais impostos estão relacionados ao CPF do cidadão.
Para mais notícias sobre impostos, clique aqui.