no , ,

Internet de Alta Qualidade Chega à Amazônia através de Infovias Subaquáticas

Internet chega à Amazônia através de infovias subaquáticas
Internet chega à Amazônia através de infovias subaquáticas

Neste domingo, 6 de agosto de 2023, o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, fez uma importante declaração para a população da região Amazônica. Anunciou que até dezembro deste ano, serão entregues 4 das 8 infovias digitais contratadas no leilão do 5G para essa área. O projeto, intitulado “Norte Conectado”, tem como principal objetivo instalar redes de fibra ótica em locais que ainda não possuem o serviço, levando assim, internet de qualidade para esses territórios.

As infovias serão instaladas no leito dos rios da região, levando conexão a 59 municípios amazônicos. Dentro dessas, a Infovia 01, que vai de Santarém (PA) a Manaus (AM), passando por mais 9 municípios, será inaugurada pelo presidente Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (7.ago.2023). Este projeto tem investimento de 170 milhões e beneficiará aproximadamente 3 milhões de pessoas.

Os benefícios das infovias para Amazônia

As infovias trarão benefícios imensuráveis para a população e para os serviços públicos da região. Segundo o ministro das Comunicações, os “linhões” de fibra óptica conectarão serviços públicos como hospitais, unidades de saúde e escolas com redes metropolitanas, além de disponibilizar internet em algumas praças para acesso das comunidades.

Infovias: uma revolução na saúde?

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, classificou este programa como um marco para a conectividade do país. A área de saúde, segundo ela, será uma das mais beneficiadas com a possibilidade de implantação de serviços como a telemedicina e telesaúde. Dessa forma, a infovia poderá conectar as unidades básicas de saúde da região, fortalecendo a atenção primária.

Os desafios das infovias na Amazônia

Mesmo com os inúmeros benefícios que as infovias trarão para a região Amazônica, existem também desafios a serem superados. A manutenção dessas vias, por serem subaquáticas, é um deles. No entanto, Juscelino Filho afirmou que os consórcios responsáveis pelas obras também serão responsáveis pela manutenção. O ministro enfatizou a necessidade do poder público em prover a inclusão digital nesses locais, articulando políticas públicas em prol dos brasileiros que estão inseridos nessas áreas.